Semana Antitabaco contará com palestras, capacitações, caminhada, talk show e distribuição de panfletos para alertar a população sobre os riscos fatais do fumo
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza até o dia 1º de junho (domingo) uma série de ações voltadas à conscientização sobre os perigos do tabagismo, dentro da programação da Semana Antitabaco. O objetivo é claro: alertar a população sobre os danos irreversíveis à saúde causados pelo cigarro, que continua sendo uma das principais causas de morte evitável no mundo.
O tabagismo está diretamente associado a mais de 50 doenças diferentes, entre elas câncer de pulmão, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doenças cardiovasculares e AVC. Estima-se que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão sejam provocados pelo fumo. Além disso, o cigarro é responsável por milhões de mortes a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O cigarro mata silenciosamente, comprometendo órgãos vitais, reduzindo a qualidade de vida e impactando o sistema de saúde. Precisamos enfrentar essa realidade com informação e mobilização”, alerta Alessandro Magon de Sá, da equipe Emulti da Secretaria da Saúde. Ele lembra que o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, reforça a necessidade de ações educativas e preventivas.
A programação da semana inclui cursos de capacitação para profissionais da saúde, ciclos de palestras, caminhada de conscientização, talk show e a distribuição de panfletos informativos no centro da cidade. O intuito é atingir o maior número possível de pessoas e reforçar que parar de fumar é urgente.

Na segunda-feira (26), a semana teve início com uma capacitação no auditório da Secretaria da Saúde, ministrada pelo farmacêutico e consultor científico da Boehringer Ingelheim, Ianko Pinterich. A formação reuniu fisioterapeutas, médicos, enfermeiras, mestrandos da Unesp, estudantes da Unimar e agentes comunitários de saúde.
“Será uma semana repleta de atividades com um único foco: salvar vidas. O tabagismo não pode mais ser visto com naturalidade. Ele é um inimigo da saúde pública”, destaca a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Atualmente, Marília conta com três grupos de combate ao tabagismo, formados por equipes da Unesp, da Santa Casa e da USF Santa Helena (Fazenda do Estado), que atuam no atendimento e apoio a quem deseja abandonar o vício.
Confira a programação da Semana Antitabaco:
- 27/05 (terça-feira) – 18h: Talk Show, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde;
- 28/05 (quarta-feira) – 15h: Capacitação para profissionais da saúde, no auditório da Secretaria;
- 28/05 (quarta-feira) – Caminhada contra o Tabagismo, com educadores físicos e equipes de saúde;
- 29/05 (quinta-feira) – 8h às 11h30: Ciclo de palestras, no auditório da Famema;
- 30/05 (sexta-feira) – 10h: Capacitação para profissionais da saúde, na Secretaria;
- 31/05 (sábado) – 8h às 12h: Distribuição de panfletos, no cruzamento da Rua 9 de Julho com a Avenida Tancredo Neves;
- 01/06 (domingo) – 8h às 12h: Distribuição de panfletos e apresentação dos líderes de torcida da Unesp, na Praça da Emdurb, durante o “Domingo da Família”.