Lançamento de portal visa dar suporte para a saúde física e mental

A saúde no ambiente de trabalho é um pilar essencial para o desempenho sustentável das organizações. Quando os colaboradores estão fisicamente e mentalmente saudáveis, há um aumento significativo na produtividade, na qualidade das entregas e na redução de afastamentos por doenças. A negligência com esse aspecto, por outro lado, pode gerar altos custos com rotatividade, treinamento, absenteísmo e queda no engajamento. Portanto, promover práticas que assegurem bem-estar físico e psicológico não é apenas uma responsabilidade ética, mas uma estratégia de gestão inteligente.

Com esse pensamento foi lançado o Portal de Saúde, voltado aos funcionários da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e do Senar-SP. Uma ferramenta importante para ouvir as demandas dos setores e dar suporte emocional, ajudando na motivação das equipes e na construção de uma empresa saudável em todos os sentidos.

“A preocupação com o bem-estar dos funcionários sempre foi uma constante e o portal surge como uma ferramenta de suporte. Não apenas a questão física, mas especialmente a saúde mental é essencial para uma vida mais tranquila, em casa e no trabalho”, afirmou o diretor do Departamento de Saúde, Roberto Duarte.

O bem-estar dos indivíduos e um ambiente corporativo saudável, especificamente, ganharam maior visibilidade nos últimos anos, sendo reconhecidos como tão relevantes quanto apenas a saúde física.  Nesse contexto, ações preventivas, programas de escuta ativa e uma cultura organizacional mais humana se mostram fundamentais. Empresas que investem em ferramentas de apoio, como portais técnicos, canais de acolhimento e plataformas de autocuidado, contribuem para a construção de um ecossistema laboral mais saudável. Esses recursos podem incluir desde conteúdos sobre ergonomia, como a ginástica laboral e saúde emocional, até suporte psicológico remoto, além de sistemas para gestão de demandas e comunicação interna eficiente.

“Essa é uma conquista importante para todo o sistema. É vital que entendamos que estamos tratando com pessoas e, dessa forma, precisamos estar preparados para sermos empáticos. A construção de um ambiente de trabalho melhor depende de cada um de nós”, explicou o presidente Tirso Meirelles.

O uso de tecnologias voltadas à saúde corporativa permite que as lideranças acompanhem indicadores de bem-estar, identifiquem gargalos e tomem decisões baseadas em dados. Isso contribui para políticas de prevenção mais eficazes e personalizadas, respeitando as particularidades de cada equipe. Em suma, a integração entre cuidado com a saúde — inclusive mental — e inovação operacional é uma das bases para organizações resilientes, éticas e com alto potencial de crescimento sustentável.

The post Sistema Faesp/Senar-SP investe em qualidade de vida para funcionários appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *