O processo de auditoria foi realizado pelo auditor Walter Neves Júnior

A ISO 9001 é uma certificação internacional que vai além da análise documental e engloba uma visão geral dos processos. A ISO é uma das perspectivas internacionais do Colégio Cristo Rei, que também conta com os programas Middle e High School, além da própria instituição mantenedora, visto que o Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração está presente em 32 países. 

O processo de auditoria seguiu a versão 2015 da NBR e foi realizado pelo auditor Walter Neves Júnior, credenciado pela Fundação Vanzolini, órgão ligado à USP.
 
Durante a permanência do auditor no Colégio, os processos de diversos setores foram verificados, especialmente o plano estratégico com indicadores de qualidade e metas. Também foram checadas as dinâmicas de trabalho, com foco especial na gestão de pessoas, de riscos e de oportunidades.
 
Ao final do processo, o posicionamento do auditor foi de recomendação para a recertificação ISO 9001. Ele destacou como pontos positivos a questão estrutural, a qualidade dos recursos e a atuação dos líderes dos setores, que foram parabenizados pela competência e comprometimento.
 
Após a avaliação dos relatórios do auditor, uma comissão da Fundação Vanzolini concluirá o processo de recertificação, enviando ao Colégio os documentos internacionais que atestam que o Cristo Rei integra o seleto grupo de instituições que possuem a ISO.
 
Luiz Célio de Oliveira, coordenador do Sistema de qualidade no Colégio Cristo Rei, ressaltou que o resultado positivo da auditoria é fruto da responsabilidade compartilhada entre todos os colaboradores.
 

“A liderança é um ponto importante do Sistema de Gestão da Qualidade, pois a análise dos riscos e das oportunidades é primordial para o aperfeiçoamento contínuo. O olhar externo de um auditor sempre nos enriquece e, nessa auditoria, ficou muito claro que os processos bem estruturados culminam em bons resultados. No nosso caso, o auditor salientou o grande número de aprovações nas universidades como o reflexo dessa dinâmica de gestão.”

 
O Ir. Elton Lopes, diretor do Colégio Cristo Rei, salientou a constante atualização do modelo de gestão, que está cada dia mais humanizado e atento às demandas atuais. “Percebemos que a cada auditoria há um novo olhar sobre os processos, uma forma diferenciada de encarar às rotinas administrativas. É uma tendência que o enfoque, além de burocrático e documental, esteja mais conectado com a realidade de nossas atuações. Penso que isso é muito positivo, pois mesmo sendo também uma questão de registros e de documentações, o Sistema de Gestão da Qualidade tem como foco as pessoas e a melhoria dos fatores que impactam nosso dia a dia. Sendo assim, é satisfatório perceber a humanização da gestão e o reconhecimento disso pela Fundação Vanzolini.

Uma auditoria, como a que vivemos nos últimos dias, não é apenas para cumprir protocolos. Trata-se de ser, concretamente, um instrumento de análise e de reflexão sobre quem somos, enquanto educadores e enquanto instituição de ensino.”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *