Durante a realização do Programa, produtores rurais receberam instruções para cultivo de raízes, bulbos e tubérculos no sistema orgânico
Produtores e trabalhadores rurais do município de Itatiba participaram durante seis meses do Programa de Olericultura Orgânica de Raízes, Bulbos e Tubérculos oferecido pelo Senar-SP em parceria com o Sindicato Rural.
Toda produção é orgânica, ou seja, sem utilização de agroquímicos de moléculas sintéticas. O objetivo do Programa é capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de batata, cebola, alho e cenoura em sistema orgânico, visando à obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e com menor agressão ao meio ambiente.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Foram seis módulos, de abril a setembro, com um cronograma completo que incluiu preparação de solo, plantio, manejo e tratos culturais, conhecimento sobre pragas e doenças, colheita e custo de produção.
Sônia Masumi Yamamoto, instrutora do Senar, explica que “o programa mostrou que é possível cultivar essas espécies em sistema orgânico de produção”. E no caso da batata, a área do curso era pequena, plantada com dois sacos de sementes e a produtividade foi equivalente a 43,6 ton/ha.
Para o produtor rural Sérgio Franco de Oliveira, o programa trouxe muito conhecimento. “Os cursos do Senar-SP são sempre muito bons, trazem muita sabedoria e aprendizado. Este, por exemplo, ajudou a esclarecer quando plantar batata, de qual variedade e em que época do ano, para uma colheita adequada e rentável”, afirma.
Sandro Cecon, presidente do Sindicato Rural de Itatiba, diz que a região de Itatiba sempre teve histórico de produção de batata, no município existia a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), onde praticamente todos os produtores eram cooperados e produtores de batata.
“No final dos anos 80, esses produtores tiveram problemas com a utilização de defensivos agrícolas e de manejo que fizeram com que deixassem a atividade. Hoje, contudo, com o incentivo ao cultivo orgânico, esperamos atrair novos produtores para retomar a produção em nossa região.”