Por Fala Marília
Em uma tarde de inspiração e aprendizado, o Sindicato Rural de Vera Cruz, no interior de São Paulo, promoveu ontem o evento “Mulheres: é Tempo de Semear”. Idealizado pela Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com Sebrae DELAS SP, ONG Orientavida e entidades locais, o evento destacou a importância da participação feminina no agronegócio e ofereceu conteúdos valiosos tanto para mulheres que já empreendem quanto para aquelas que desejam iniciar seus negócios.
O evento faz parte do segundo módulo do programa de empreendedorismo feminino da Faesp e contou com uma palestra de abertura da vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, intitulada “Posicionamento da Mulher e seus Diversos Papéis”. Juliana trouxe à tona o cenário atual do agronegócio sob a perspectiva feminina, ressaltando a importância do empoderamento e da liderança das mulheres no setor.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Adriana Menezes, coordenadora-executiva da Comissão, abordou estratégias práticas para o sucesso no agronegócio com a palestra “Como Fazer Dar Certo”. Adriana compartilhou desafios comuns enfrentados pelas empreendedoras e ofereceu dicas motivacionais e soluções práticas para superá-los.
A programação também incluiu a participação virtual de Ana Eliza Angelieri, da ONG Orientavida, com a palestra “Amar é se Cuidar”. Ana Eliza destacou a importância da prevenção de doenças como o câncer de colo do útero e o câncer de mama, além da relevância dos exames de rotina para a saúde feminina.
O Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso – tem sido um parceiro constante das Semeadoras do Agro. A cada módulo do projeto, o Sebrae oferece palestras de especialistas em negócios, com o objetivo de aumentar as chances de sucesso dos empreendimentos liderados por mulheres.
Ana Flávia Silva, analista de negócios sênior do Sebrae Delas SP, afirmou que a intenção é valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino no campo.
Juliana Farah destacou o papel do Senar e da Faesp em incentivar mais mulheres a se tornarem empreendedoras de sucesso no agronegócio. Segundo ela, com a criação da Comissão Semeadoras do Agro, houve um aumento de mais de 8% na participação ativa das mulheres nos cursos oferecidos pelo Senar.
“Estamos aqui para mostrar que existem entidades como Sebrae, o Sindicato Rural e o Senar para orientar essas mulheres a errar menos e a persistir em seus negócios”, enfatizou Juliana.
A presidente do Sindicato Rural de Vera Cruz, Edna Catacci, reforçou a importância dos programas desenvolvidos pelas Semeadoras do Agro, afirmando que os encontros têm capacitado e incentivado as mulheres do campo, proporcionando uma nova visão do mercado.
O ciclo de capacitação e empreendedorismo feminino da Comissão Semeadoras do Agro será concluído com o terceiro módulo: “Mulher, é Tempo de Colheita”, previsto para um próximo evento.
Tirso de Salles Meirelles, presidente da Faesp, elogiou o trabalho da Comissão, destacando a oportunidade de troca de experiências entre mulheres empreendedoras, produtoras e trabalhadoras rurais. “Os encontros das Semeadoras do Agro são espaços de muito aprendizado, não só sobre negócios, mas sobre o enfrentamento da realidade da mulher na sociedade atual. É um trabalho primoroso, de valorização e empoderamento das mulheres no agronegócio”, afirmou.