Comissão antecipou as ações que serão desenvolvidas em 2024, com foco na saúde das mulheres do campo
Um olhar mais apurado para a questão da saúde da mulher do campo. Em 2024 haverá a parceria com mais de 60 sindicatos rurais de todo o estado de São Paulo para campanhas de prevenção ao câncer do colo de útero e de pele. O anúncio foi feito pela vice-presidente da Comissão Semadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Juliana Farah, durante a comemoração dos dois anos do projeto. No último ano foram mais de 1 mil mulheres atendidas pelo projeto Semear é Cuidar, com encaminhamento para mamografias e ultrasons.
Durante o evento, ao falar das mais de 21 mil mulheres que passaram pelas 102 reuniões nos sindicatos em todo o estado, Juliana pontuou que a Comissão transformou-se em referência nacional. Além do trabalho de empreendedorismo, ela celebrou o aumento de mais de 10% da participação feminina nos cursos do SENAR-SP, mostrando que há perspectiva de ampliar esse número com o engajamento de mais produtoras.
“Celebramos bons resultados nesse ano e estamos lançando novos desafios, conscientes de que é necessário levar não apenas o estímulo aos novos negócios, mas apoiar as mulheres que acabam não tendo tempo de cuidar da saúde no dia a dia”, explicou Juliana Farah.
A secretária de Estado de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, e o superintendente do SEBRAE, Nelson Hervey Costa , elogiaram o trabalho desempenhado nesses dois anos e falaram do orgulho de fazer parte dessas ações. A presidente da Embrapa, Silvia Massruha, primeira mulher a assumir o cargo na história da instituição, estimulou a troca de experiências entre todos os grupos que representam o campo.
O presidente do sistema FAESP/SENAR-SP, Tirso Meirelles, anunciou que, a partir de abril, haverá um trabalho junto aos sindicatos, com coordenadoras de ações e estagiários, para fazer um levantamento de dados sobre as produções rurais. Ele frisou que será possível discutir a criação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e demais ferramentas que permitam garantir e aprimorar a produção.
“O trabalho que está sendo desenvolvido é magnífico e está ajudando as mulheres a terem liberdade finnceira. Esse é um projeto que está evoluindo, levando para o campo o olhar diferenciado, uma visão mais ampla do que é a produção rural. Isso a minha mãe me ensinou ainda jovem. Tudo o que sei do meio rural devo a ela”, afirmou Meirelles.
Entre as integrantes da Comissão Semeadoras do Agro, a presidente de honra Ivelle Lacerda Meirelles, de 90 anos, esteve presente e foi homenageada. Estiveram presentes também as produtoras rurais, integrantes da Comissão, Adriana Menezes da Silva, Ana Karina Nunes Santos, Beatriz Schmidt Godoy Bonadio, Edna Catacci Guimarães, Elisângela Aparecida Andrade de Carvalho Barros, Eneida Ramalho Paschoal, Maria de Lourdes de Marchi Ettruri, Maria Lucia Ferreira, Maria Luzia Silva Menezes, Rosana Aparecida Maranhão de Oliveira, Siuze Aparecida Agostinho Davanzo e Vera Lúcia Machado Vicente que foram aplaudidas de pé. Entre as autoridades também estiveram presentes o diretor técnico do SEBRAE, Marco Vinholi, e a representante da Comissão Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), Renata Camargo.