Parceria com ADIPA discutiu primeira etapa da construção para os setores de Café, Leite, Amendoim, Jatobá e da Saúde; CPLs do Mel, Ovo, Alimentos e TI já foram criadas
O escritório do Sebrae-SP em Marília realizou no último dia 5 de maio a primeira reunião sobre criação de Cadeias de Produção Local (CPLs) para o setor de Café, Leite, Amendoim, Jatobá e da Saúde em parceria com a ADIPA (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos). O escritório já conseguiu implantar as CPLs do Mel, Ovo, Alimentos e TI no ano passado.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O Sebrae-SP é parceiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) no programa SP Produz, criado no ano passado, que incentiva e oferece subsídios para que micro, pequenas e médias empresas de um mesmo segmento criem Cadeias de Produção Local (CPL).
O programa SP Produz tem como objetivo reconhecer e incentivar a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais, promovendo o desenvolvimento sustentável e equilibrado entre as diversas regiões paulistas.
As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) reúnem empresas de um mesmo segmento que, atuando sob uma governança comum, buscam ampliar sua competitividade e fortalecer seu desenvolvimento, a partir da cooperação.
As empresas participantes se organizam em cadeias produtivas, conseguindo reduzir custos na compra de insumos, contribuindo coletivamente para a ampliação do mercado, geração de empregos e renda, além do desenvolvimento regional e atração de negócios complementares.
O Sebrae-SP desempenha um papel crucial na construção de metas e objetivos do programa SP Produz, oferecendo apoio técnico, consultoria e capacitação. Participam do processo também o Senai e as Fatecs de Marília e Pompeia.
“Esta é a primeira etapa da construção das propostas com a parceria e governança da ADIPA. No segundo momento do processo, os grupos reconhecidos recebem recursos por meio de subvenções financeiras, visando seu fortalecimento. No ano passado, a região de Marília teve quatro CPLs reconhecidas no nível “consolidado” de maturidade”, explicou o analista de negócios Hygor Aleixo.