A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, está com os agentes de endemias em campo realizado durante esta semana o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, conhecido como LIRAa, seguindo os procedimentos do Ministério da Saúde para verificar a incidência de larvas do Aedes aegypti na cidade.
📲 *Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Vale pontuar que não são todas as casas que são visitadas, pois o sistema do Governo Federal faz um sorteio e define quais são as residências ou comércios que devem ser verificados durante a ação.
Saiba mais sobre o LIRAa
É um método simplificado, definido pelo Ministério da Saúde, para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
O Sistema LIRAa/LIA auxilia as analises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle, além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização.
Deixe o agente de endemias entrar
A Saúde solicita a colaboração de todos durante a ação, para que deixem o agente entrar no quintal e no interior de sua residência ou comércio. Afinal, a dengue é uma doença com responsabilidade compartilhada, onde somente a união das forças, entre o poder público e a população, poderá fazer com que os casos reduzam e as ações de combate sejam cada vez mais efetivas.