Prefeitura de Marília reforça combate à dengue, escorpiões e outros riscos com mutirão de limpeza nas unidades de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília declarou guerra ao lixo acumulado e ao perigo silencioso que se esconde nos cantos esquecidos das unidades de saúde: a proliferação da dengue e de animais peçonhentos como escorpiões e aranhas. Atendendo à determinação do prefeito Vinícius Camarinha, a Operação Cata-Treco ganhou as unidades de saúde da cidade, removendo toneladas de materiais inservíveis que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti e esconderijos para pragas urbanas.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A força-tarefa é executada pelo Núcleo de Manutenção Predial e Equipamentos (NMPE) e teve início no último dia 14 de maio, pela USF Novo Horizonte “Dr. Francisco Donizete Esteves Villar”, na zona Leste.
Na sequência, o mutirão de limpeza passou pelas unidades:
- USF Avencas “Dr. Hércules Galetti” e “Elizeth Rita Zuliani”, no distrito de Avencas
- UBS Planalto “Dr. Antonio Rodrigues Sobrinho”, na zona Sul
- USF Vila Barros “Dr. Jacy dos Reis Junqueira”, na zona Norte (atualmente em reforma)
- USF Altaneira “Dr. Thimo Bruno Bellucci”, na zona Leste
Entre os itens retirados estão cadeiras quebradas, mesas danificadas, gaveteiros antigos e armários inutilizados,— tudo o que possa acumular sujeira, água parada ou servir de abrigo para animais perigosos.
“Durante as nossas visitas às unidades, identificamos acúmulo de materiais sem uso, que representam um risco direto à saúde pública. Com o Cata-Treco da Saúde, damos o destino correto a esses objetos e reforçamos o controle da dengue e de pragas urbanas, que representam uma ameaça constante à população”, afirmou a coordenação do NMPE.
A ação segue um cronograma contínuo e já está sendo expandida para todas as unidades da rede municipal, integrando saúde, limpeza e segurança ambiental.