Doença foi diagnosticada em SP e MG com seis óbitos. Unidades de Saúde oferecem a vacina
A Prefeitura de Marília, por meio da Sala de Vacina da Secretaria Municipal da Saúde, emite alerta para a população que pretende viajar no feriado de carnaval e outros próximos. Segundo comunicado do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, de julho de 2024 até agora, o vírus da febre amarela foi detectado em primatas não humanos, especificamente em macacos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins.

Em São Paulo, esses casos aconteceram em municípios pertencentes aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco. No mesmo período (julho/2024 até agora), 10 casos humanos foram confirmados para febre amarela, sendo nove com local provável de infecção no estado de São Paulo e um em Minas Gerais.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Desse total, seis desses casos evoluíram para óbito, mostrando a alta letalidade da doença. Todos os casos não tinham comprovação de vacinação contra febre amarela,
principal medida de proteção para a doença e que está disponível na rede do Sistema Único de Saúde.
Os municípios com registros confirmados de casos humanos são: Amparo, Campinas, Joanópolis, Socorro e Tuiuti. Já os caos em primatas fora confirmados nos municípios: Bragança Paulista, Campinas, Colina, Joanópolis, Osasco, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Pedra Bela, Taquaral e Ribeirão Preto.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal da Saúde, em atendimento à diretriz estadual, recomenda que todas as pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata revisem sua carteira de vacinação. Aqueles que ainda não receberam a vacina contra a Febre Amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados, devem buscar uma Unidade de Saúde com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.
Além da vacinação, é essencial adotar medidas de proteção individual, como:
. Uso de calças e camisas de manga longa;
. Sapatos fechados;
. Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo;
. Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade.
Os mosquitos transmissores da Febre Amarela possuem hábitos diurnos, portanto, essas precauções devem ser mantidas durante todo o dia, especialmente em áreas próximas a fragmentos de mata, como parques, trilhas, chácaras, sítios e pesqueiros.