Banca externa às escolas prepara, aplica e corrige as provas

Nos dias 25 e 26 de junho, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou a 19ª edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília (SAREM). O evento envolveu 1.800 alunos do 4º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede de educação municipal.

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Criado em 2004, o SAREM é uma avaliação externa aplicada anualmente, visando obter indicadores educacionais que subsidiem a elaboração de intervenções administrativo-pedagógicas. Tais intervenções impactam diretamente as práticas de ensino desenvolvidas em sala de aula.

A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação coordena todo o processo de planejamento, elaboração, distribuição, aplicação, correção e análise de resultados. Aplicadores externos e corretores designados passam por encontros de formação para aprender os procedimentos e a metodologia adotados durante a aplicação e correção das provas.

As avaliações do SAREM ajudam a identificar aspectos educacionais que precisam de atenção imediata, contribuindo para que a direção e a coordenação escolar possam pensar em novas estratégias de ensino-aprendizagem. Essas estratégias visam auxiliar os professores na promoção de uma aprendizagem significativa, eficaz e inclusiva.

“A educação é uma prioridade no município de Marília, e a Secretaria da Educação tem buscado o compromisso com a excelência educacional. Desde sua implementação, o SAREM tem sido uma ferramenta essencial para monitorar e aprimorar o desempenho dos alunos nas escolas municipais, promovendo uma educação de qualidade e equidade para todos”, afirma o Professor Joaquim Bento Feijão, idealizador desse sistema avaliativo.

Com o compromisso contínuo de aprimoramento e inovação, o SAREM continua a ser uma peça fundamental no fortalecimento do sistema educacional de Marília. O objetivo é preparar os alunos para os desafios do século XXI e para um futuro promissor.

Na semana seguinte, de 01 a 03 de julho, as avaliações serão corrigidas pela equipe de professores-coordenadores das escolas municipais, orientados pelas supervisoras de Educação Básica e pelas assistentes técnicas da Secretaria Municipal da Educação.

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