Ele otimiza, personaliza e melhora a eficiência para experiências de usuários

Por Fábio Bonassa

Hora do Papo Bon sobre IA (Inteligência Artificial). Agradeço sua leitura e vamos fazer valer o seu tempo.

Imagem gerada pela IA Copilot, da Microsoft

O assunto de IA sempre nos traz termos novos, que não são corriqueiros e, muitas vezes, nunca ouvimos falar. Os multiagentes de IA, sem dúvida, é um deles. Vamos conhecer.

Um sistema de multiagentes de IA consiste em vários agentes autônomos de inteligência artificial que colaboram e interagem para realizar tarefas complexas de forma mais eficiente do que um agente isolado.

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Cada agente é especializado em uma função específica, mas trabalha em equipe para atingir um objetivo maior, comunicando-se entre si e com o ambiente em que estão inseridos. Esses agentes podem ser programados para seguir regras e protocolos que promovem a comunicação, a tomada de decisões colaborativas e o aprendizado contínuo, adaptando-se dinamicamente a mudanças e otimizando os resultados.

Como funciona o sistema de multiagente de IA?

Cada agente é projetado para realizar tarefas específicas de maneira independente, como coletar dados, processar informações ou executar ações em um único segmento.

Os agentes compartilham informações e insights uns com os outros, coordenando suas atividades para evitar sobreposição de tarefas e para atender a objetivos comuns.

Na tomada de decisões, ao invés de ser centralizada, os multiagentes tomam decisões localmente com base nas informações disponíveis, o que aumenta a agilidade.

Por fim, as técnicas de aprendizado de máquina e regras predefinidas dos agentes se adaptam a novas condições, melhorando a eficiência e ajustando-se ao longo do tempo.

Exemplos de uso em segmentos distintos

E-commerce – análise do comportamento de cada cliente, sugerindo recomendações personalizadas.

 Educação – os multiagentes podem atuar como tutores virtuais, adaptando o conteúdo às necessidades de cada aluno e oferecendo feedback em tempo real.

Finanças e bancos – são extremamente úteis na detecção de fraudes. Transações suspeitas são monitoradas enquanto outros agentes analisam padrões de comportamento, permitindo resposta mais rápida às tentativas de fraude.

Saúde – os agentes analisam exames médicos, comparam dados e fazem diagnósticos preliminares, sugerindo recomendações aos médicos.

Setor de atendimento ao cliente – cada agente pode responder a uma categoria de perguntas, como vendas, suporte técnico ou cobrança.

E quais são os benefícios do multiagente de IA?

Os multiagentes realizam várias tarefas simultaneamente, aumentando a velocidade e precisão dos processos. Eles se adaptam facilmente para atender ao crescimento ou mudanças de mercado e reduzem a necessidade de intervenções manuais e custos operacionais.
Antes que me perguntem: claro, alguns cargos ocupados por seres humanos podem ser substituídos por agentes ou multiagentes de IA.

Semana que vem tem mais.

Texto escrito com informações da startese.com.

P.S. Papo Bon, com ene, é uma corruptela com o nome Bonassa.

Fábio Bonassa é radialista e jornalista (MTb 81674/SP), e escreve sobre IA (Inteligência Artificial) e tecnologia.

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