A RIC Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em Marília, está implementando mudanças significativas para melhorar a experiência dos consumidores. A redução de 3% nas tarifas de água e esgoto entra em vigor de forma integral nas leituras de outubro, refletindo nas próximas faturas. Essa medida faz parte do compromisso proposto pela empresa para Marília, além de melhorar a qualidade dos serviços e visa gerar um impacto positivo no orçamento das famílias marilienses.
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Vale lembrar que até 03 de outubro de 2024, as leituras e tarifas aplicadas ainda eram referentes à gestão anterior, quando o sistema estava sob responsabilidade do DAEM – Departamento de Água e Esgoto de Marília. A transição para a nova administração ainda está em processo (conforme a lei municipal 938/22, que previu 60 dias) e as contas referentes ao período de leitura de setembro, que não apresentam o QR Code, não são concernentes ao faturamento da RIC Ambiental. As faturas a partir de 04 de outubro de 2024 já virão com a redução tarifária, ajustando-se ao novo modelo implementado pela concessionária.
Além da redução nas tarifas, a RIC Ambiental facilitou o pagamento das contas. Agora, os consumidores podem realizar os pagamentos via PIX, através do QR Code disponível diretamente na fatura. O débito automático é uma prática conveniente que continua funcionando, mas é importante que os consumidores façam o recadastramento desse serviço (que não é feito de forma automática) junto ao seu banco. Essas novidades visam agilizar o processo e tornar o dia a dia dos clientes mais prático e seguro.
A empresa reforça o alerta para o uso consciente da água, especialmente em períodos de pouca chuva e altas temperaturas, como o atual. O calor extremo e a estiagem prolongada tendem a aumentar o consumo e, em muitos casos, fazer com que as contas venham mais altas. Neste caso, se o consumo tenha mudado significativamente, é importante verificar a existência de vazamentos. Se for comprovado o vazamento, poderá ser realizado um procedimento para ajuste no valor da conta.
Para mais informações, dúvidas ou notificações, os consumidores podem entrar em contato via telefone ou WhatsApp pelo número (14) 3434-0220. O atendimento também pode ser realizado de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Rua São Luiz, 359 – Centro. A RIC Ambiental também disponibiliza um portal online para facilitar o acesso aos serviços. No endereço: www.ricambiental.com.br, a população tem acesso a informações sobre sua conta, solicitar 2ª via e acompanhar o status de suas solicitações.