Ano ficou marcado por encerramento de um ciclo de muitos avançose início de uma gestão determinada a alçar voos ainda mais altos;relembre os fatos marcantes do período‌

Na temporada em que celebrou 55 anos de história, o Centro Paula Souza (CPS) viveu um período marcado por grandes conquistas e transformações.

Entre os destaques está a nova gestão da autarquia, empossada no dia 21 de novembro, com o compromisso de aprimorar ainda mais o serviço prestado pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, acrescentando novas ideias e projetos para influenciar positivamente a vida dos alunos.

O ano também ficou marcado pelo início das atividades de novas Fatecs em Atibaia e Itapevi, bem como a criação da Fatec Embu das Artes, que está em obras para reforma e adequação do prédio. Outras unidades já estão prontas e devem receber os alunos em fevereiro de 2025: Fatecs Rio Claro e Porto Ferreira.

Mais uma vez, as unidades do CPS apresentaram excelentes resultados em avaliações oficiais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Os estudantes também obtiveram ótimo desempenho no Provão Paulista, colecionaram medalhas em olimpíadas de conhecimento e prêmios em feiras tecnológicas, além de concursos nacionais e internacionais.Uma das principais novidades de 2024 é a volta do formato presencial da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Realizada entre 19 e 22 de agosto, no Expo Imigrantes, na Capital, a mostra teve uma média de 7 mil visitantes por dia.

Outro destaque é a criação do CPS Carreiras, uma plataforma voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho.Entre as publicações, estão o site e o livro de 55 anos do CPS, o Relatório de Gestão 2020-2024 e o novo vídeo institucional, com informações atualizadas sobre as ações da autarquia.

Também foram produzidos um Guia de Fontes sobre Mudanças Climáticas e seis edições da Revista do CPS.

Confira a seguir uma seleção dos melhores momentos que viraram notícia, mês a mês:

Janeiro

O ano começou com uma recepção entusiasmada do governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, aos mais de 300 alunos selecionados para o Intercâmbio Cultural do CPS, às vésperas do embarque para Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Outra boa notícia foi o destaque obtido pelos estudantes de Etecs na classificação do Provão Paulista.

Para encerrar as férias com chave de ouro, uma equipe do curso de Ciência de Dados da Fatec Baixada Santista foi vice-campeã de uma competição na Índia e jovens de Etecs celebraram boas notas na redação do Enem.

Fevereiro

Na volta às aulas das Etecs e Fatecs, os estudantes foram recebidos com programação especial de boas-vindas. Nas Fatecs, a Semana de Planejamento semestral chegou à sua 14ª edição.

O mês também ficou marcado pela inauguração dos laboratórios de Viticultura e Enologia da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, pelo vice-governador Felicio Ramuth.

Um toque especial coloriu o Carnaval com o embarque para mais uma jornada do Intercâmbio Cultural. Destaque ainda para realização de mais uma edição da Escola de Inovadores, curso de empreendedorismo da Inova CPS.

Março

Mais de 4,3 mil etecanos iniciaram o ano letivo em universidades públicas de todo o Brasil.

No Dia Internacional da Mulher, o CPS divulgou histórias de harmonia entre estudo e maternidade, carreira de sucesso em “área masculina” e nova trajetória de vida após os 40 anos.

O governador autorizou início da construção da futura Fatec Suzano e recebeu estudantes aprovados pelo Provão Paulista. Quatro Etecs conquistaram cinco prêmios na Febrace 2024.

No ‘Dia D’ de combate à dengue, o CPS entrou na campanha de prevenção, enquanto Etecs e Fatecs promoveram ações de enfrentamento à epidemia.

Abril

O mês teve início com uma excelente notícia: 23 Fatecs obtiveram notas 4 e 5 no Enade.

Em outra frente, o CPS e a Unesp firmaram parceria para adesão ao programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profinit).

A Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca, ingressou no rol de escolas centenárias da instituição. Enquanto novas tendências reforçam o papel do CPS no agro, estudantes de Etecs e Fatecs participaram da 29ª Agrishow.

Em Santa Rosa de Viterbo, um aplicativo de um aluno de 16 anos tornou-se o terceiro mais baixado na Play Store.

Maio

Para ampliar a conexão com o mercado de trabalho, foi lançada a plataforma CPS Carreiras. Em sua 11ª edição, o Torneio da Etec de Esportes reuniu mais de 11 mil jovens de diferentes Etecs e Fatecs.

O CPS anunciou a criação de cinco novas classes descentralizadas em CEUs da Capital e apresentou a futura Fatec de Rio Claro.

A instituição tornou-se a segunda maior do mundo em Projetos Colaborativos Internacionais e a Fatec Jahu expandiu os limites terrestres ao estudar plantação de tomates no espaço.

Em solidariedade ao Rio Grande do Sul, alunos mobilizaram-se para arrecadar doações.

Junho

O Congresso de Logística das Fatecs (FatecLog) chegou à sua 15ª edição, em Jundiaí, enquanto o CPS organizou o primeiro Concurso de Gastronomia entre Etecs. Jovens de Etecs brilharam com a conquista de 10 medalhas na Olimpíada de Química do Estado e 1.282 medalhas no Desafio Canguru de Matemática.

O CPS assinou parcerias com a Fundação Iochpe em prol do AMS e com o consulado norte-americano para instalação de um escritório do EducationUSA na instituição. Foram inauguradas as novas sedes da Etec e da Fatec Sumaré e publicado o decreto de criação da Fatec Embu das Artes.

Julho

A abertura dos Jogos Olimpícos de Paris contou com a participação de três estudantes da Etec Profa Ermelinda Giannini Teixeira, de Santana de Parnaíba, contemplados por um projeto social.

Ainda na esteira da competição, unidades do CPS promoveram ações educativas e professores abordaram curiosidades relacionadas ao turismo em Paris e seus arredores, além de temas como moda e sustentabilidade.

A Robótica Paula Souza apresentou os vencedores do Hackathon Acadêmico e o CPS levou mais de 4 mil alunos à Campus Party Brasil.

Agosto

O mês começou com a criação da Fatec Itapevi, que recebeu R$ 6,4 milhões em investimentos do Estado. Mais uma vez, as Etecs destacaram-se no ensino público de SP com a divulgação dos resultados do Ideb.

Mas o ponto alto de agosto foi a volta da Feteps em formato presencial, que contou com café da manhã com empresários, reunião do Conselho Deliberativo do CPS, visita do governador e inteligência artificial como ferramenta recorrente entre as propostas inovadoras.

O projeto Nema Vision, da Fatec Pompeia, conquistou o título de campeão da mostra.

Setembro

O CPS deu um grande passo para oferecer um programa de doutorado relacionado à área de Educação Profissional e Tecnológica com a aprovação de seu projeto de curso junto à Capes.

A Fatec Zona Leste venceu a 13ª edição da maratona de programação InterFatecs e a Fatec Sorocaba conquistou a 12ª edição do Torneio Robocode. Uma aluna da Etec Drª Maria Augusta Saraiva, da Capital, participou de um intercâmbio na Colômbia.

A Etec de Heliópolis ganhou o nome de Arquiteto Ruy Ohtake e ações de conscientização sobre o suicídio marcaram o Setembro Amarelo.

Outubro

Na comemoração do aniversário de 55 anos, o CPS apresentou as principais conquistas que marcaram o jubileu de ametista da instituição.

Diversos eventos celebraram o mês da tecnologia nas Etecs e Fatecs, bem como o tradicional Etecs de Portas Abertas. Em reconhecimento ao legado de 20 anos na Superintendência, Laura Laganá recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa e o prêmio Guerreiro da Educação do CIEE.

O Encontro de Memórias debateu arte, cultura e tecnologia na educação e o CPS foi homenageado nos 50 anos da Academia de Ciências do Estado.

Novembro

Início de uma nova era na instituição, com a posse de Clóvis Dias e Maycon Geres, nos cargos de diretor e vice-diretor-superintendente do CPS, para um mandato de quatro anos à frente da autarquia.

O mês também ficou marcado pela participação de Etecs e Fatecs em eventos como Feira Virtual Stem Brasil, Games for Change, Olimpíada Brasileira de Química, Jornada de Foguetes, F1 in Schools, Desafio de Redação do DGABC e Semana Nacional de Educação Profissional. O Dia da Consciência Negra foi celebrado com a história de Zumbi e homenagem a professora de duas Etecs.

Dezembro

No último mês do ano, estudantes e professores mobilizaram-se em campanhas de doação de sangue.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a criação do curso técnico em Defesa Civil. Projetos de 12 Etecs classificaram-se para a final da 23ª Febrace, programada para março de 2025.

A cidade de Porto Ferreira ganhou uma Fatec e uma nova sede para a Etec Prof. Jadyr Salles.

Em clima de Natal, a Fatec Jundiaí participou de exposição de presépios da prefeitura e alunos de Etec criaram uma vila natalina automatizada em Franca.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *