Morgana (à esquerda) e Vanessa no hall de entrada do simpósio em São Paulo

Para oferecer o melhor atendimento possível, as Secretarias Municipais precisam que suas equipes estejam sempre atualizadas.

Por este motivo, a Secretaria Municipal da Saúde enviou representantes ao XVII Simpósio Estadual de Imunização que aconteceu na terça-feira, 21 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Representaram os servidores da saúde a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Morgana Emília de Azevedo e a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Mariana Rodrigues Norberto.

No evento, a Dra. Helena Keiko Sato, responsável pela divisão de imunização da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, apresentou uma retrospectiva dos 55 anos do programa de imunização.

Durante o encontro foi destacada a importância dos municípios alcançarem altas cobertura vacinais visando inibir o reaparecimento de doenças imunopreveníveis (que podem ser prevenidas com vacinação), e sensibilizando a todos para que busquem estratégias de adesão à vacinação.
 
A Importância da Vacinação na Prevenção de Doenças
A vacinação é uma das intervenções de saúde mais eficazes disponíveis. Ela desempenha um papel crucial na prevenção de doenças, salvando milhões de vidas todos os anos.

As vacinas funcionam treinando e preparando o sistema imunológico do corpo para reconhecer e combater vírus e bactérias específicos. Se o corpo é posteriormente exposto a esses patógenos causadores de doenças, o sistema imunológico está pronto para destruí-los, prevenindo a doença.

A vacinação tem um impacto significativo na redução e, em alguns casos, na erradicação de doenças. Por exemplo, a vacinação em massa levou à erradicação global da varíola em 1980, uma doença que já matou milhões de pessoas todos os anos.
 

Além disso, a vacinação não protege apenas os indivíduos, mas também a comunidade como um todo. Quando uma alta porcentagem da população é vacinada, é difícil para a doença se espalhar. Isso é conhecido como “imunidade de rebanho” ou “imunidade coletiva”.

No entanto, apesar dos benefícios claros da vacinação, ainda existem desafios. A hesitação em relação às vacinas e a falta de informação são barreiras que precisam ser superadas.

A vacinação é uma ferramenta vital na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública. É responsabilidade de todos nós promover a importância da vacinação e garantir que todos tenham acesso a vacinas seguras e eficazes.
 
ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Esta ação está de acordo com o ODS 3 – assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades -, meta 3.8 que diz: “atingir cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos”.

O que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que estão interconectados e abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Eles foram adotados durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 e devem ser atingidos até 2030.

Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscrevahttps://chat.whatsapp.com/I9wqNuzU9BeBfb6h7vh96i

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *