Já deve ter passado pela sua cabeça um desejo como esse, tomar um café gelado no calor intenso que vem atingindo os trópicos. Pois é !!! Aquele desejo de algo doce e gelado, que ao sorver pelo canudo, atinge nosso cérebro e chega a doer o cocuruto de tão gelado, não?

Mas cuidado!!! Ao se pedir um café gelado em uma cafeteria, você pode se surpreender, pois o café gelado em cafeterias pode ser uma xícara com uma bola de sorvete e um espresso ou um copo com uma bebida que se assemelha visualmente a um chá gelado. Por quê?

Vamos às explicações:

1º – O Café gelado como conhecemos em nossa região, nada mais é do que uma adaptação da famosa bebida batizada de Frappuccino® pela Starbucks®, uma mistura de calda de chocolate, caramelo ou frutas, com uma bebida láctea em ponto de congelamento que pode ser leite batido com pedras de gelo e para finalizar chantilly e outros tops ou coberturas como nozes, castanhas ou também chocolate ou cereais granulados.

Mas na verdade essa é uma bebida onde o que menos está presente nela é o café, e muitas das vezes é um café solúvel de baixa qualidade mas que marca sua presença.

Assim como no Mocaccino e em outras bebidas onde o café é apenas um coadjuvante e não o protagonista.

Na carta de bebidas clássicas de uma cafeteria podemos encontrar o que talvez tenha dado o início desse caminho, o Affogato, bebida surgida na Itália, onde se dilui um espresso em uma generosa bola de sorvete, invariavelmente de creme. Trazendo uma doçura e quebrando a acidez e corpo do espresso e reduzindo drasticamente a temperatura, facilitando assim consumi-lo e podendo assim também ser considerada uma sobremesa.

Mas e aí? E o café gelado de verdade? Onde entra nessa história?

De duas maneiras:

2º ICED COFFEE

Agora sim o café ganha um pouco mais de destque, o Iced Coffee é um café que foi resfriado logo após a sua extração normal em água fervente, normalmente é um café coado com uma relação pó X água que prima por uma bebida mais concentrada que logo ao ser extraída entra em contato com pedras de gelo, podendo também serem adicionados elementos cítricos (como laranja ou limão) e especiarias (como canela, cravo, noz-moscada ou cardamomo ente outras), resultando em uma bebida refrescante e aromática que servida em copos longos trazem um frescor e uma jovialidade a um café que normalmente se apresenta de forma clássica e tradicional.

Por ser preparado no método Clever, V60, Kalitta, Chemex ou ainda no nos tradicionais Melitta e filtro de pano, têm como característica uma acidez mais presente por conta do período de contato do pó com a água quente. Já existe a variação Iced Latte com a adição de leite gelado.

3º COLD BREW

Agora sim, o café é o protagonista, é um café extraído a frio, também chamado de extração com água fria ou prensagem a frio, é o processo de maceração do pó de café em água em temperaturas baixas por um período prolongado. Grãos moídos numa granularidade grossa são embebidos em água em um período de 8, 12 ou até 24 horas, permanecendo na geladeira durante e após o processo. Resulta em uma bebida com pouco corpo e acidez, porém com grande concentração de cafeína, por conta do tempo de infusão e contato da água com o pó.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Pode ser preparado de duas formas, em jarras de infusão próprias para Cold Brew ou ainda em prensa francesa (French Press), podendo ainda ser utilizado um infusor de chá ou ainda em torres de gotejamento controlado, método este que apesar de ser um cold brew, também conhecido como cold drip e consiste em despejar lentamente água gelada (proveniente de gelo derretido) sobre o pó do café, que por sua vez irá gotejar a bebida final em outro recipiente.

De qualquer maneira a intenção em qualquer que seja o método é variar a forma de consumir o café de maneira a suavizar ou intensificar seu sabor e concentração de cafeína. Mas esteja preparado ao pedir um café gelado em cafeterias para ser indagado se deseja um Frappuccino, um affogato, um iced coffee ou um cold brew.

Bom calor e bom café !!!

Por Ricardo Petruzza, barista

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *