Programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP já qualificou mais de 12 mil mulheres em diferentes modalidades, inclusive empreendedorismo feminino
A presença feminina é forte no setor de beleza no Brasil. Esse segmento, junto às áreas de moda e alimentação, tem uma representatividade de cerca de 70% de mulheres empreendedoras, segundo dados da Rede Mulher Empreendedora. Diante dessa forte demanda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico possui o Qualifica SP Empreenda que oferece capacitação gratuita para quem deseja crescer no segmento. Lançado há pouco mais de um ano, em março de 2023, o Qualifica SP já capacitou mais de 12 mil mulheres em cursos dos mais variados setores.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A farmacêutica Lia Arruda, de 22 anos, foi uma das alunas na modalidade Empreenda jovem. Com o aprendizado, ela lançará uma linha de cosméticos naturais e veganos ainda este ano, na cidade de Engenheiro Coelho, região de Campinas, onde vive.
Por meio do curso, Lia conta que conseguiu estruturar seu projeto. “O Qualifica SP me ajudou a desenhar melhor esse caminho. Às vezes, a gente tem uma ideia na nossa cabeça e não sabe se, de fato, vai funcionar. O curso fornece algumas estratégias, estruturas de processos e aborda partes de investimento. Nos dá boas noções de como elaborar esses processos em todas as áreas de uma empresa”, explica.
Graças ao curso, a jovem conseguiu aumentar o networking, o que, segundo ela, foi fundamental para seguir com o sonho de empreender. Em outubro deste ano, Lia esteve entre os dez ex-estudantes do Empreenda Jovem selecionados para participarem da Feira do Empreendedor, um dos maiores eventos do ramo promovido pelo Sebrae-SP.
“A feira foi um lugar muito rico no sentido de fazer novas conexões, para conhecer pessoas novas. Além de proporcionar que a gente conheça novas empresas e soluções”, lembra.
Sobre o Qualifica SP
O programa possui três modalidades: Meu Primeiro Emprego (cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 24 anos); Novo Emprego (para pessoas acima de 16 anos que buscam recolocação no mercado de trabalho, priorizando o público de 25 a 59 anos); e Empreenda (para incentivo ao empreendedorismo em parceria com o Banco do Povo e oferece cursos de qualificação profissional com mentoria personalizada). Para acompanhar as ofertas dos cursos, não perder prazos de cadastros e matrículas, além de saber mais detalhes sobre os processos de inscrição, os interessados podem acessar o site: www.qualificasp.sp.gov.br.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).