“Todas as crianças estudam em escolas excelentes” é um dos pilares do Projeto Pompeia Visão 2038. Para que se torne realidade, a concretização deste sonho, precisamos partir para ação e propomos iniciar dentro de uma Escola Pública Estadual.
Em meados de 2021, a direção da escola E.E. “Cultura e Liberdade” abriu as portas para que o Projeto Visão Pompeia 2038, conhecesse o espaço físico, Estudantes, Servidores e Docentes de sua instituição. A partir desse momento, várias ações e contribuições foram realizadas em prol de toda nossa comunidade e região.
A escola em parceria com membros do Grupo Educação do Projeto Visão 2038, formado por especialistas e técnicos em Educação, refletiu, analisou e propôs osprimeiros passos, com desenvolvimento de projetos e consultorias, de acordo com as demandas e necessidadesapresentadas pela E.E. “Cultura e Liberdade”.
Citamos o Projeto “Traçando meu Futuro”, que tem como objetivo trazer informações da vivência do mundo do trabalho, aos estudantes das 1ª Séries do Ensino Médio, através de um ciclo de palestras, tendo como convidados empresários e profissionais qualificados e renomados na região.
Em busca da excelência no Processo de Ensino e Aprendizagem, implantou-se o Programa Interativo de Capacitação (PROINC), com objetivo de ofertarformação contínua e capacitação aos docentes. O Programa tem atualmente como parceiros a Universidade de Marília (UNIMAR) e Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
No ano de 2022, a escola efetivou parceria com o Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (IDF), que disponibilizou o curso YES! GUIA DE CARREIRAS. Este curso foi ministrado nas aulas de Projeto de Vida, sendo ofertado a 280 estudantes das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio. Ao final do curso, em 2023, o IDF realizou a formatura das turmas.
No segundo semestre de 2023, os estudantes das 1ª Séries do Ensino Médio, tendo como base os conhecimentos adquiridos no curso do YES, participaram das escolhas dos cursos técnicos: Técnico em Administração, Técnico em Logística e Técnico em Agronegócio.
A E.E. cultura e Liberdade é a única escola estadual que conseguiu a aprovação de três cursos pela Secretaria Estadual da Educação, se tornando referência no Estado de São Paulo em cursos técnicos vinculados ao Ensino Médio.
Com o ensino técnico nota-se a melhoria dos índices educacionais da escola.
Em 2024, incluímos em nossa grade curricular, os cursos do “Dr. Bartô” (sobre prevenção de drogas e bebidas alcoólicas) e o curso do Brain Academy (inteligência socioemocional), ambos financiados por parceiros do setor privado. Estes cursos destinam-se aos Estudantes dos 6º anos do Ensino Fundamental.
É relevante citar o desempenho da unidade escolar nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). A escola, foi sede da fase regional, com participação de 700 atletas em dois dias de jogos, o qual movimentou toda região. Nossos times foram campeões em diversas modalidades, tornando-se referência também no esporte.
A demanda de alunos de Educação Especial foi de 20 para 50 atendimentos semanais, nas aulas ofertadas nas classes de Educação Especial de TEA e DI no contraturno escolar. Foram contratados docentes especialistas nesteatendimento, que são o elo de ligação entre a Educação Especial e os docentes das classes regulares. As atividades são adaptadas aos níveis de cada estudante.
A E.E. “Cultura e Liberdade” foi escolhida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no ano de 2024, Escola Polo de Educação Especial.
O Centro de Estudos de Línguas (CEL), ampliou suas vagas, passando de 80 estudantes para 400, sendo que os alunos são regularmente matriculados nos cursos de Espanhol e Inglês, com aulas ofertadas no contraturno escolar. Os docentes são especialistas na área, comfluência nas línguas estrangeiras. A Escola é a única da região de Marília que tem atualmente o CEL em funcionamento.
Os convênios com o Serviço de Integração de Menores (SIM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foram reformulados e os atendimentos, antigamente, eram para os estudantes que iniciavam a 1ª Série do Ensino Médio. Agora, começou o atendimento a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Houve um aumento na oferta de vagas, de 70 para 140. Os estudantes estudam conjuntamente na escola e no SIM ou na escola e no SENAI, todos os dias. Os atendimentos sãorealizados no contraturno escolar.
A escola possui convênio, desde 2021, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAI), e as vagas disponibilizadas foram aumentadas de 15 para 30 vagas.
O curso do “Programa Jovem Agricultor”, está tendo suasaulas ministradas, todos os dias, na Fundação ShunjiNishimura de Tecnologia.
Para o ano de 2025, está previsto a ampliação do prédio escolar, com a construção de salas de aulas, aumentando a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
Hoje a Escola Estadual “Cultura e Liberdade” sob o comando do Diretor Luiz Frederico Faia Destro, com a Supervisão de Ensino de Senhora Professora Luzia Amalia Fantin Salvi, jurisdicionada a Diretoria de Ensino da Região de Marília, Professora Dra. Ana Luiza Bernardo Guimarães Dirigente Regional. Atende 1.200 estudantes, abrangendo as cidades de Marília, Oriente, Quintana e Herculândia. É considerada a maior instituição Pública Estadual de Ensino Básico e Técnico.
A Escola Estadual “Cultura e Liberdade” é a que mais cresce em todo o Centro Oeste Paulista. Isto, demonstra a união e dedicação de todos: 91 Docentes, 07 Gestores, 15 Servidores e nossos parceiros que tem o compromisso com o Processo de Ensino e Aprendizagem de nossos estudantes.