Projeto interdisciplinar da Unimar resulta em novo rebranding para o Café produzido pela Instituição

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Os acadêmicos do curso de Design Gráfico da Universidade de Marília (Unimar) encerraram a disciplina de criação com a apresentação de um projeto de rebranding do Café Unimar, produto cultivado na Fazenda Experimental e utilizado como referência prática nas aulas de Engenharia Agronômica. A proposta uniu teoria e prática ao desafiar os acadêmicos a desenvolverem uma nova identidade visual para um produto real da Instituição, reforçando o caráter interdisciplinar e a conexão do curso com as demandas do mercado.

A coordenadora do curso de Designer Gráfico da Unimar, Profa. Ma. Débora Massarolo Ottoboni destaca a importância desse tipo de experiência prática. “Um bom projeto é isso, entender o espírito e a alma do produto, e eles fizeram isso de uma maneira muito brilhante. Esses trabalhos entram para o portfólio deles, já representam contato com projetos reais, e é isso que a gente quer, formar profissionais técnicos rapidamente, que já vão estar inseridos no mercado, com aderência e conhecimento do mercado real”, ressalta.

Ao longo do semestre, os acadêmicos foram desafiados a revisar a identidade visual do produto, repensando marca, cores, tipografia, conceito e aplicação em mockups, com foco na valorização do café produzido na própria Universidade.

A docente do curso de Design Gráfico, Profa. Michele Campos, explica que a proposta buscou aproximar os alunos de um projeto concreto, com todas as etapas de criação. “O objetivo do projeto foi trazer para os alunos a possibilidade de fazer o rebranding do café da Unimar e eu achei muito legal porque eles se envolveram muito durante o processo. Tivemos uma aula com o professor Pedro, em que ele trouxe vários conceitos que aumentaram muito o repertório dos alunos e, a partir disso, eles desenvolveram um projeto completo, com conceitos, cores, tipografia e mockups. A gente fica muito orgulhosa do resultado”, afirma.

Além de consolidar o aprendizado técnico, o projeto também contribui para a construção de portfólio e para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Para o acadêmico do curso de Design Gráfico, Miguel Nunes, que teve seu projeto escolhido para ser o novo rótulo do Café Unimar, a participação no projeto representou um marco em sua trajetória acadêmica e profissional. 

“Eu já gostava de design antes, então a escolha do curso não foi tão difícil. Sempre fui muito ligado à arte, mas quando eu entrei, eu estava praticamente cru, não tinha nenhuma experiência. Ao longo do curso, comecei a me arriscar mais no mundo do design, a ir mais fundo, porque eu sentia mais confiança aqui estudando na Unimar”, relata Miguel.

Ao falar sobre o rebranding do Café Unimar, Miguel destaca o desafio de traduzir a identidade da Instituição em um produto visualmente atrativo. “O desafio de fazer esse café foi realmente entregar tudo o que foi pedido, principalmente essa proposta mais premium, algo que representasse o café da Unimar. Uma das orientações era não usar o azul, mas eu quis ousar, porque acredito muito na cor da Unimar. Pensei que o azul, junto com o amarelo, ficaria muito legal. Na logo, decidi juntar o café com aqueles chanfros da Unimar, que, na minha opinião, representam um pouco da potência que a Universidade é. Uni os dois e deu certo”, completa.

Responsável pelo projeto do café no curso de Engenharia Agronômica e convidado para avaliar os trabalhos, o docente Pedro Henrique Losasso destaca que a experiência foi inovadora também do ponto de vista da Agronomia. “Foi uma experiência muito legal, algo que eu ainda não tinha vivido, que é avaliar trabalhos de outros cursos. Eu já tinha dado palestras e aulas, mas a avaliação de projetos de outra área me surpreendeu profundamente pela pluralidade dos trabalhos”, comenta.

Ainda segundo Prof. Pedro, foram propostas de alto nível as apresentadas pelos acadêmicos de Design Gráfico. “Foram colocados alguns desafios e todos eles foram interpretados de formas diferentes. Eu tive que escolher um com muita dificuldade, porque, dos dez trabalhos apresentados, todos eram muito bons, de nível profissional mesmo. Não parecia que eu estava lidando com alunos, e sim com agências profissionais de marketing e design. Foi muito prazeroso”, destaca.

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