A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, promoveu ontem à noite um marco para o desenvolvimento da cidade: a revelação dos vencedores da 1ª edição do Programa Inovace.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A iniciativa, voltada a incentivar práticas inovadoras nos negócios locais, visa fortalecer o ecossistema empresarial e contribuir diretamente para o progresso econômico e social do município.
Com a participação de 11 empresas associadas, o programa premiou as três melhores iniciativas em uma cerimônia no Instituto de Desenvolvimento Familiar.
O primeiro lugar foi conquistado pela Hellen Bicaio Modas, seguida pela Sucos Grill e Alegria em segundo, e pela Lanchonete Terraço em terceiro. Para Talita Sá, da Sucos Grill e Alegria, o aprendizado ao longo dos meses foi inspirador:
“O projeto da Associação Comercial foi incrível. Compartilhar essa jornada com outras empresas participantes nos trouxe grandes lições e motivação para evoluir cada vez mais”, disse Talita Sá, da Sucos Grill e Alegria.
O Inovace não se limitou à premiação. Durante 11 meses, os empresários participaram de consultorias e workshops ministrados por instituições renomadas, como Fundação Shunji Nishimura, Sebrae, Senai, Mentto e Leavening Aceleradora de Startups. A jornada incluiu palestras, elaboração de estratégias com o Canvas e práticas que reforçaram a importância de planejar, executar e medir os resultados das inovações implantadas.
Marineves da Silva Barros Souza, presidente da ACE, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Pequenas ideias e projetos simples podem gerar grandes resultados. Este programa é só o começo, e esperamos que mais empresas se inspirem a participar das próximas edições.”
O superintendente da Fundação Shunji Nishimura, Elvis Fusco, ressaltou a força do trabalho colaborativo: “Ver a motivação dos participantes e o apoio de tantas instituições foi gratificante. Este é o verdadeiro espírito da inovação: fazer juntos, aprender juntos e crescer juntos.”
Tiago Goulart, da Mentto, empresa de Pompeia que participou ativamente do projeto, disse que o Inovace nasceu com objeto de levar a inovação para os pequenos e médios negócios locais e que de alguma forma que trouxesse um resultado tangível para o comércio da cidade.
“Desde o início do projeto nosso foco era de trazer uma cultura de inovação e como poderíamos ensina-los e vamos incentiva-los a pensarem em pequenas inovações”, explicou Goulart.
Neste período todos passaram por um longo processo, com a realização de palestras visando trazer insights, conhecimentos, e em seguida foi elabora do um Canvas, com um passo a passo da inovação.
“Neste período demos várias orientações de como planejar, de como executar e medir o resultado dessa inovação. Pois inovação tem a ver com resultado, então a gente fez todo esse trabalho durante um ano e que foi premiado hoje”.
Para Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação, este foi um momento de celebração para a entidade.
“Nós iniciamos o projeto em janeiro deste ano, e durante este período foram várias ações mensais, e isso trouxe fortalecimento e melhoria para todo o grupo de associados e para toda a comunidade”, parabenizou.
Para o prefeito eleito de Pompeia, Diogo Ceschim, a ousadia dos empresários foi um exemplo de coragem e visão: “Independente da colocação, cada empresa que participou já é vencedora por acreditar no poder transformador da inovação.”
Giovanni Guerra, diretor do Cartão EBA da Facesp, enalteceu a visão ampliada de inovação trazida pelo programa: “Inovação não é apenas tecnologia. É sobre processos, ideias e ações que transformam o dia a dia das empresas e dos clientes. Pompeia mostrou que está no caminho certo.”
O evento também contou com a palestra do publicitário Eduardo Fabro, que reforçou o papel estratégico da inovação:
“A inovação não depende do tamanho da cidade, mas do momento em que ela decide agir. Pompeia está dando passos significativos e exemplares.”
O Programa Inovace representa mais do que uma premiação. Ele marca o início de uma nova cultura de inovação em Pompeia, capaz de transformar o comércio local e impulsionar o crescimento sustentável de toda a cidade.