Nesta primeira etapa foram plantadas 1.700 árvores em área adotada pelo SAAE e apadrinhada pela Faculdade de Engenharia Florestal – FAEF
No sábado, dia 11 de novembro, foi lançado oficialmente o Programa “Adote Uma Nascente”, em área localizada no Jardim Paineiras, onde está localizado o Córrego do Barreiro. A ação visa a recuperar áreas degradadas e a promover a preservação de mananciais. As mudas de árvores nativas foram doadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Garça – SAMA, executora do Programa.
A área foi adotada pelo SAAE e apadrinhada pela Faculdade de Engenharia Florestal – FAEF, onde foram plantadas 1.700 árvores. Nesse formato, o SAAE fica responsável pela manutenção das mudas e preservação da área, enquanto a FAEF fica responsável pela orientação técnica, projetos e fornecimento de mudas.
A ação contou com a participação de alunos e profissionais da FAEF, servidores públicos do SAAE e Prefeitura, representantes do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente e da população em geral, onde todos foram convidados a colocar as mãos na terra e auxiliar no plantio de uma árvore.
Segundo destacou o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, o envolvimento de todos é fundamental para o sucesso e continuidade do programa. Além disso, espera-se que mais empresas busquem participar da recuperação de outras áreas presentes no município e que também requerem atenção.
“A iniciativa surge em conformidade com a Lei Municipal nº 5.525/2023 e tem como objetivo a recuperação de áreas degradadas e alteradas no município e promete ser um marco para a conservação do meio ambiente”, disse Pazzini.
A iniciativa visa não apenas à recuperação das áreas degradadas, mas também à conservação de matas ciliares e nascentes que mantêm suas características naturais. Através do programa, a comunidade garcense será convidada a se envolver diretamente na preservação do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis.
Conforme destacou a responsável pela implantação da adoção da área pelo SAAE, Cristiane de Farias, todos estão convidados a participar da ação de plantio das mudas e a se comprometer com a manutenção das áreas adotadas, ajudando manter vivo o Córrego do Barreiro, principal manancial do município.
“A participação da comunidade é essencial a partir de agora para o sucesso do programa inovador, que se deverá se tornar um exemplo para outras cidades em busca de práticas ambientalmente responsáveis.
SAAE Itinerante
O lançamento do Programa “Adote uma nascente” contou ainda com a participação do “SAAE Itinerante”, um programa que leva os serviços essenciais do SAAE diretamente até o público, tornando a resolução de questões relacionadas à água e esgoto mais acessível do que nunca.
A unidade móvel de atendimento do SAAE ficou disponível das 9h às 12h na área próxima ao plantio, facilitando o acesso dos moradores da região aos serviços de emissão de segunda via, troca de titularidade, ligações de redes, negociação de débitos, atualização Cadastral, entre outros.
“Os moradores de Garça agora têm a oportunidade de poderem resolver suas demandas sem a necessidade de se deslocar até a unidade de atendimento do SAAE, economizando tempo e esforço, tornando o atendimento mais acessível e eficiente para os clientes”, destacou o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim.
Para saber quando o SAAE Itinerante estará atendendo em sua região, acompanhe nossas redes sociais e site oficial. Mantenha-se informado sobre as datas e locais em que a unidade móvel de atendimento estará disponível para atendê-lo.
Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva: https://chat.whatsapp.com/I9wqNuzU9BeBfb6h7vh96i