Evento em Guariba com participação da Faesp debateu proposta de alteração do padrão de produção e comercialização
O Workshop de Amendoim, realizado em Guariba/SP no último dia 18 e organizado pela Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo (CSM-SP), colegiado presidido pelo Mapa/SP, reuniu diversos atores da cadeia produtiva do amendoim para discutir a necessidade de atualizar as normas que regulamentam a produção e a comercialização de sementes de amendoim.
Os participantes concordaram que os padrões atuais, estabelecidos em 2013, não refletem mais a realidade da produção, que passou por significativas mudanças nos últimos anos, como o desenvolvimento de novas cultivares e o avanço tecnológico.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O objetivo é garantir que as sementes de amendoim comercializadas no mercado atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança, além de estimular o desenvolvimento do setor e atender à crescente demanda dos produtores.
Pela Faesp, acompanharam o evento o Diretor 1º Secretário, Marcio Vassoler, e a assessora técnica do Departamento Econômico, Érica Monteiro de Barros.
Também estiveram presentes técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), CATI, Embrapa, IAC, produtores de sementes e entidades como a Associação dos Produtores, Beneficiadores, Exportadores e Industrializadores de Amendoim do Brasil (Abex-BR), a Associação Paulista de Produtores de Semente (APPS) e a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).