Nebulizações noturna e costal, mais duas frentes de trabalho neste sábado e instalação de mais 3.000 EDLs estão na programação
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue intensificando as ações de combate à dengue em todas as regiões da cidade, ampliando o trabalho no horário noturno e também aos sábados.

Entre as ações destacam-se as nebulizações noturna (fumacê) e costal, a implantação de mais duas frentes de trabalho e a instalação de mais 3.000 EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicida).
As ações são realizadas e supervisionadas pelo Núcleo de Zoonoses e Controle Vetorial, através dos agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e supervisores de saúde.
Com relação à nebulização noturna, serão realizadas três áreas da UBS Alto Cafezal, sendo que a primeira área já recebeu o “fumacê” por duas semanas; a segunda área está na primeira semana; e a terceira área terá início na semana que vem – são quatro semanas consecutivas em cada área.
A área da UBS Santa Antonieta já está na terceira semana e será concluída na próxima semana.
Esta semana na nebulização noturna foi finalizado o 4° ciclo de aplicação de áreas das unidades de saúde do Costa e Silva; Altaneira/Cascata e Aniz Badra/JK, sendo que a programação para a próxima semana prevê o trabalho em mais duas áreas da USF São Miguel.
A nebulização costal tem sido realizada em imóveis de grande circulação de pessoas durante o dia, como escolas, prédios públicos e unidades de saúde.
As ações já foram executadas nas zonas norte e sul, no período noturno, e na próxima semana estão programadas para os imóveis da região do Alto Cafezal.
O trabalho do BR Aedes, borrifação de inseticida residual, já foi feito no Ganha Tempo, Procon, Emei Bem Te Vi e no polo central de atendimento à dengue e estão na programação futura os prédios do Departamento Regional de Saúde (DRS IX), do Poupatempo e os dois locais educacionais da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) – ao lado da Marilan e na avenida Monte Carmelo.
MAIS FRENTES DE TRABALHO

A Secretaria Municipal da Saúde informa que neste sábado atuará com duas frentes de trabalho no combate à dengue, sendo uma formada por agentes comunitários de saúde na intensificação do controle de criadouros; e outra dos agentes de controle de endemias que farão o bloqueio nas áreas que serão nebulizadas.
O trabalho do “fumacê” está com programação de ampliação da capacidade na próxima semana.Também está na programação a instalação de mais 3.000 EDLs na zona norte – a zona sul já recebeu o mesmo quantitativo recentemente.
“O núcleo de Zoonoses tem feito um grande trabalho, intensificando o combate à dengue por toda a cidade. Agradeço a todos os profissionais que estão envolvidos e peço que a população faça a sua parte, permitindo o acesso dos agentes nas casas e também que cuidem de suas residências, fazendo uma vistoria semanal nos quintais para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, disse a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.