A partir desta semana, serão quatro equipamentos no chamado “fumacê”, com capacidade de nebulizar 320 quarteirões por dia
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, dobra a partir desta segunda-feira (7) o número de equipamentos de nebulização noturna, o conhecido “fumacê”, passando de dois para quatro, possibilitando que sejam feitos até 320 quarteirões por noite.

A ação, por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, acontece por quatro semanas consecutivas em cada área, sempre a partir das 19h30 – em caso de chuva ou ventos fortes, automaticamente fica transferida para o dia seguinte.
A nebulização noturna tem como objetivo eliminar a maior parte possível de mosquitos infectados para interromper a transmissão.

Essa intensificação na nebulização noturna foi possível graças a parcerias realizadas com a Unimar (cessão de um veículo), Maripav (um veículo), Cerest (um veículo) e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (um veículo). Já os quatro equipamentos de nebulização são do órgão estadual GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) XIX Marília (três) e do próprio Núcleo de Zoonoses e Controle Vetorial (um).
“Estamos fazendo tudo o que está ao alcance da Prefeitura para combater a dengue e assim cuidar das pessoas. Precisamos também que a população faça a sua parte, que é vistoriar o quintal da sua casa uma vez por semana, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e se transformar num criadouro do Aedes. Desta forma, venceremos essa batalha”, disse o prefeito Vinicius.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, lembrou que várias ações estão acontecendo simultaneamente com a nebulização noturna.
“Além de dobrarmos a capacidade dos equipamentos a partir desta segunda (7), continuamos a todo vapor com a Operação Cata-Treco, com a nebulização costal, com a instalação das Estações Disseminadoras agora na zona norte e com as visitas diárias dos nossos agentes de saúde. Estamos confiantes e determinados para ganharmos essa guerra contra o mosquito e para isso contamos também que os moradores façam a sua parte, vistoriando os quintais e permitindo que os agentes tenham acesso às suas casas”.
Para o sucesso da nebulização noturna, a população precisa colaborar, deixando as portas e janelas das residências abertas; e cobrindo alimentos, bem como comedouros e bebedouros dos animais, como proteção dos efeitos do inseticida.
CRONOGRAMA
Confira o cronograma da nebulização noturna para o mês de abril:
– Segunda-feira (dia 7): Área 12 (unidades Alto Cafezal/São Miguel), Área 15 (Cascata), Área 13 (São Miguel 1) e Área 16 (Cascata/São Judas). As áreas 12 e 13 estão no ciclo 2 (segunda semana) e terão ações também nos dias 14 e 22 de abril. Já as áreas 15 e 16 estão no ciclo 1 (primeira semana) e as ações serão realizadas também nos dias 14, 22 e 28 de abril.
– Terça-feira (dia 8): Área 18 (unidades Castelo Branco/Palmital), Área 20 (Santa Antonieta III/Julieta), Área 10 (Alto Cafezal) e Área 17 (São Judas/Vila Nova/Vila Barros/Palmital). A área 10 está no ciclo 4 (quarta semana) e será encerrada agora. Já as áreas 17, 18 e 20 estão no ciclo 1 (primeira semana) e terão a nebulização noturna também nos dias 15, 23 e 29 de abril.
– Quarta-feira (dia 9): Área 21 (unidades do Jardim América/Bandeirantes), Área 11 (Alto Cafezal II), Área 14 (São Miguel II) e Área 19 (Castelo Branco/JK). A área 11 está no ciclo 3 e terá ação também no dia 16 de abril. Já as áreas 14, 19 e 21 estão no ciclo 1 e receberão o “fumacê” também nos dias 16, 24 e 30 de abril.