Apesar das faixas de conscientização, desrespeito às normas de descarte ainda é frequente

A Prefeitura Municipal de Marília, através das Secretarias de Limpeza Pública e Serviços, Meio Ambiente e Obras Públicas, está empenhada em manter a cidade limpa e saudável. Os serviços de limpeza de terrenos, essenciais para evitar a proliferação de doenças como a dengue, são realizados diariamente. Após a conclusão dos trabalhos, faixas informativas são instaladas para orientar a população a colaborar na manutenção da limpeza urbana. As faixas com mensagens como “Proibido Jogar Lixo. Seja um cidadão consciente e mantenha a cidade limpa” visam reduzir o descarte irregular de resíduos.

Apesar de faixas que norteiam e conscientizam, nem todos cidadãos seguem a recomendação de manter a cidade limpa

No entanto, flagrantes de desrespeito são recorrentes. Na manhã desta segunda-feira, 10 de junho de 2024, na zona sul da cidade, um cidadão foi visto descartando lixo em um terreno no cruzamento da Avenida Tomé de Souza com a Rua Domingos Jorge Velho, Teotônio Vilela, apesar das quatro faixas de alerta nas proximidades.

“Não só este, mas vários outros terrenos limpos pela Prefeitura voltam a ser usados para descartar entulhos, restos de lixo e até animais mortos”, relatou um morador, que, junto com outros, denunciou o descaso à equipe municipal.

Muitos cidadãos continuam descartando lixo irregularmente, apesar dos esforços das equipes de limpeza urbana, que incluem a manutenção de terrenos, praças, poda de mato, tapa-buracos, pavimentação e segurança no trânsito. “Tudo que não presta, ao invés de descartarem nos Ecopontos ou solicitarem caçambas, preferem jogar nos terrenos. Uma vergonha”, desabafou um mecânico que trabalha em frente a um dos terrenos recentemente limpos pela Prefeitura.

Ecopontos de Marília em Funcionamento

A Prefeitura de Marília mantém três Ecopontos operando das 8h às 17h, localizados nas zonas sul, norte e oeste da cidade. Esses pontos, criados pela administração do prefeito Daniel Alonso (PL), recebem diariamente resíduos de construção civil, podas de árvores, madeiras e materiais recicláveis. “As faixas informativas ajudam a conscientizar a população e identificar onde há desrespeito. Criamos os Ecopontos para que a população possa descartar os lixos de forma correta, atendendo às necessidades e contribuindo para evitar a proliferação de doenças”, destacou o prefeito.

Descarte Irregular é Crime Ambiental

O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes, enfatizou que o descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental, sujeito a multas. “Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. Pedimos à população que denuncie essas práticas. O valor da multa é de R$ 820. Jogar lixo irregularmente é crime ambiental, conforme a Lei Complementar nº 13/92”, explicou o secretário. Denúncias podem ser feitas à Prefeitura de Marília pelos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (ramal 6094). Para mais informações, acesse: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.

Fotos: Mariano Rocha

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *