Objetivo foi falar de como ações esportivas podem ser feitas com captação de patrocínio

A Lei de Incentivo ao Esporte teve importante palestra do conhecido destaque do vôlei nacional Sérgio Negrão, nesta terça-feira (21), no auditório da Prefeitura Municipal de Marília. Um dos idealizadores da LIE, vigorando no país desde 2006, Negrão atualmente é coordenador do Ministério do Esporte na divulgação do tema.

Sendo assim, foi convidado pela secretária municipal de Esportes, Valéria Cavecci, com apoio do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), para dar informações necessárias às lideranças esportivas da cidade.

Desde que assumiu, o prefeito Vinicius tem confirmado a intenção de recuperar os poliesportivos e dar todo apoio às associações esportivas da cidade e a orientação quanto à lei, para isso, é fundamental.

“Queremos capacitar os segmentos esportivos. Mas é essencial saber de que forma. Por isso convidamos o Negrão, uma autoridade no tema, para falar sobre o assunto e sanar todas as dúvidas”, destacou a secretária Valéria.

A Lei de Incentivo ao Esporte permite que recursos provenientes da renúncia fiscal tenham aplicação em projetos desportivos ou práticas paradesportivas por todo o país.

Através de doações ou patrocínios, as atividades podem atender desde crianças até idosos, com grande extensão social, nos segmentos privados sem finalidade lucrativa ou mesmo Prefeituras.

A participação é possível para qualquer pessoa física com imposto de renda a declarar ou pessoa jurídica tributada pelo lucro real, devendo ser escolhido um projeto, devidamente aprovado pelo Ministério do Esporte. Para pessoa jurídica, o abatimento é de 2% e pessoa física, 7%.

A LIE, com isso, tem como objetivo o crescimento de diversas modalidades esportivas do país. Os projetos a serem atendidos necessitam de um órgão sem a finalidade lucrativa ou de que o estatuto justifique a finalidade desportiva, estando há pelo menos um ano em atividade.

Em 2023, 5.700 projetos foram apresentados com recorde de captação de recursos de R$ 237 milhões. Houve apresentação de 2.757 iniciativas educacionais, 1.273 de participação, 1.315 de alto rendimento e 355 de formação. Em 2024, esse montante chegou a cerca de R$ 1 bilhão.

O vice-prefeito Rogério Alexandre elogiou legislação afirmando que não se pode perder a oportunidade da ajuda governamental.

“Com organização e planejamento é totalmente possível a conquista. A Prefeitura dará todo o apoio. A população será a grande beneficiada”, destacou. Aos 63 anos, Sérgio Negrão é apontado como destaque do vôlei nacional como jogador, técnico, supervisor e coordenador.

Passou por times como Pirelli/Santo André, Colgate/São Caetano, Leite Nestlé, Flamengo e outros, tendo conquistado inúmeros títulos. Tem forte ligação com o Sesi Vôlei Bauru, onde é supervisor.

A secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Roim, destacou que o esporte tem uma importância muito grande para a educação e o social, com ótimos resultados.

Os vereadores: professor Galdino, Burcão e Elio Ajeka representaram a Câmara Municipal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *