O serviço contemplará inicialmente o Centro e 18 bairros, em parceria com cooperativas de catadores
A Prefeitura de Marília, em conjunto com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços, dará início à coleta seletiva no sistema porta a porta na próxima segunda-feira, 2 de setembro de 2024. O novo modelo de separação de resíduos será implementado com o apoio da cooperativa Recicla Marília, selecionada por meio de um chamamento público. Nessa fase inicial, a coleta abrangerá o Centro e mais 18 bairros, com expansão prevista para toda a cidade.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A coleta seletiva será realizada em dias e horários específicos. Durante o dia, das 7h às 15h20, às segundas e quartas-feiras, serão atendidos os bairros Jardim Aeroporto, Novo Horizonte, Altos da Cidade, Santa Gertrudes e Centro. Às terças e quintas, a coleta ocorrerá nos bairros JK, Lavínia e Centro, e às sextas-feiras, nos bairros Terras de São Paulo e Terra Verde.
No período noturno, das 15h20 às 23h40, a coleta será realizada às segundas e quartas-feiras nos bairros Jardim Damasco, Jardim Florença, Jardim Santa Paula, Jardim Acapulco, Jardim Araxá e Centro (grandes geradores de resíduos e condomínios). Às terças e quintas-feiras, a coleta atenderá Campina Verde, Jardim Julieta, Santa Antonieta 3 e Centro, e às sextas-feiras, será a vez do Centro, grandes geradores e condomínios.
Orientações sobre o que pode ser descartado
Os materiais aceitos na coleta seletiva incluem papel (jornais, revistas, cadernos, caixas e embalagens), plástico (garrafas PET, embalagens de plástico em geral), metal (latas de alumínio, tampas de garrafa, materiais de aço e ferragens em geral) e vidro (copos, garrafas, potes de perfumes, embalagens de desinfetantes). Para os vidros, os moradores devem proteger e identificar o material, a fim de evitar acidentes com os coletores.
Os moradores dos bairros incluídos na primeira fase estão sendo informados sobre os dias e horários da coleta seletiva. Eles são orientados a separar os materiais recicláveis do lixo comum em suas residências, utilizando sacolas separadas para os itens recicláveis, que serão coletados em dias alternados ao recolhimento do lixo orgânico.
O serviço será realizado por caminhões especializados que passarão pelas ruas conforme a programação estabelecida, contando com o apoio dos coletores já envolvidos na limpeza pública.