A dengue é uma doença causada pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que para colocar seus ovos precisa alimentar-se de sangue humano. Não são todas as fêmeas que estão contaminadas, mas basta uma picada de uma infectada para que a doença se desenvolva em humanos.

Atualmente há 4 tipos de dengue em circulação no Brasil, e, embora após a contaminação por um deles a pessoa fique imune contra a esse tipo, ela ainda poderá ser contaminada pelos demais no próximo ano.
Para evitar a proliferação da doença a única forma é a eliminação de criadouros, pois a nebulização, que segue ocorrendo no município, acaba apenas com os mosquitos em sua forma voadora, não eliminando os ovos que terminam seu ciclo em apenas alguns dias.

📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou a atualização do boletim de dengue relativo ao ano de 2024. Os números são divulgados semanalmente, e a verificação é feita de forma anual, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

No último boletim, que compreende o período de 1° de janeiro a 6 de julho de 2024, foram divulgados 1571 casos positivos, 1376 casos negativos e 255 em investigação. Diferente dos boletins de Covid, uma vez infectada com a doença, a pessoa permanecerá marcada como caso positivo durante ano todo, sendo assim, o número é uma somatória de casos que vai do primeiro ao último dia do ano.

Vacinação contra a dengue
A vacina contra a dengue segue disponível nas salas de vacinação do município, podem ser vacinadas crianças de 10 anos a menores de 15 anos. Um adulto ou responsável deve acompanhar a criança até uma das salas de vacinação, com cartão sus ou CPF e mantenha-o protegido.

Quando realizar a coleta
A Secretaria da Saúde solicita a todos que tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e exista a suspeita da doença, que faça a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia. Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *