A certificação ISO 14001 posiciona a empresa à frente dos seus concorrentes e a aproxima de um público cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente
A PPA, líder em automatização, dá um salto em sustentabilidade e conquista a certificação ISO 14001. Ao adotar práticas como a substituição de pilhas comuns por recarregáveis, e a utilização de energia 100% renovável, a empresa não apenas reduz seu impacto ambiental, mas também demonstra um sério compromisso com o futuro do planeta. Essa conquista coloca a PPA em uma posição de destaque no mercado, atraindo clientes cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A certificação do seu sistema de gestão ambiental demonstra uma maior consciência do desenvolvimento sustentável e dá às empresas ambientalmente credíveis uma vantagem competitiva nos mercados nacional e internacional. A ISO 14001 fornece uma estrutura de gerenciamento clara para reduzir seus impactos ambientais e garantir que atenda aos requisitos legais e conquiste a confiança das partes interessadas. A norma fornece à sua organização uma abordagem sistemática para planejar, implementar e gerenciar um sistema de gestão ambiental.
O que é a ISO 14001
ISO 14001 é uma norma internacional mais reconhecido para sistemas de gestão ambiental, usada em todo o mundo. A natureza da ISO 14001 permite que ela seja aplicada em uma gama completa de setores, escopos e atividades de negócios. Ela fornece uma estrutura por meio da qual uma organização pode entregar melhorias de desempenho ambiental em linha com seus compromissos de política ambiental.
“É muito importante esta certificação para a empresa e nosso compromisso é contribuir com o meio ambiente, melhorar onde a gente vive. Porque essa sustentabilidade é importante para todos e é uma coisa que não é para o futuro, é coisa para hoje e nós precisamos investir cada dia mais nisso. Acredito que a ISO 14001 é uma ferramenta importante que toda empresa deveria buscar”, disse Samuel Peres, CEO da PPA.
Além da conquista mais recente, a PPA já possui outras certificações voltadas à preservação do meio ambiente, como o selo de Energia 100% Renovável, Lixo Zero entre outras. “O mundo está precisando rever os seus conceitos com relação ao meio ambiente, não só o Brasil. Com a conquista do Selo 14001, a empresa alcança um outro patamar, que poucas empresas no Brasil e no mundo conquistaram”, afirmou.
Em 2024, uma das primeiras ações foi a substituição de todas as pilhas comuns, utilizadas nas operações diárias, por recarregáveis (via cabo USB/Type C). O objetivo foi aumentar o apelo ecológico na fábrica e seus departamentos, eliminando o consumo de pilhas de chumbo ácido e reduzindo o custo com compras.
“Isso foi uma coisa que a gente veio trabalhando aí há uns dois anos e quando descobrimos um fornecedor deste material, nós decidimos fazer essa mudança aqui dentro da empresa e inclusive estamos até analisando para comercializar esse produto, visando proporcionar este benefício para outras empresas do Brasil”, disse Samuel Peres.
Em busca da inovação
Com 41 anos de existência, a PPA é uma empresa que se dedica a pesquisar e desenvolver soluções inovadoras e eficazes para automatização de portões, portas, cancelas, além de câmeras de monitoramento e produtos para tornar a sua casa inteligente e funcional.
“Somos a maior indústria da América Latina no segmento, com a maior rede de distribuição do mundo. Temos participação em mais de 50 países, com um portfólio com mais de 4 mil itens e cada vez mais estamos crescendo e inovando para nos tornarmos cada vez mais global, levando nossa tecnologia para o mundo todo”.
Segundo Samuel Peres, a principal tecnologia implantada pela PPA, que é líder de mercado, é a linha Jetflex, uma tecnologia que proporciona abertura ultra rápida dos portões, em até 4 segundos, com inversor de frequência. “Nós somos a primeira empresa no mundo a trabalhar com essa tecnologia no setor de automatizador de portão”, afirmou o CEO da PPA.
Outra tecnologia é a Jetflex 24V, que mantém a segurança de uma abertura rápida de portões ao mesmo tempo em que tem máxima eficiência energética, além da possibilidade de menor consumo com as baterias de 24V. Também somos a primeira companhia no mundo a ter essa tecnologia, sempre com motor Brushless”.
Outra tecnologia disponível no mercado é a Legero, que oferece portões de baixo custo, mas que abrem em 8 segundos, que já é um diferencial em relação às convencionais.
Em se tratando também de tecnologia e inovação, a PPA colocou no mercado o automatizador DZ-STARK Home, um motor para portões deslizantes, lançado na última Exposec.
“É um produto que a base é de polímeros, ou seja, muito indicado para o litoral por causa de maresias, além de ter uma base flexível, que você consegue ajustar conforme a altura da cremaleira já instalada no portão”, explicou Samuel Peres.
Devido ao reconhecimento mundial da PPA, a empresa firmou recentemente uma parceria com a DSC.
“A DSC é uma empresa do grupo Johnson Controls, que é uma multinacional americana. Eles buscavam um parceiro no Brasil para desenvolver um trabalho mais forte nessa linha de alarmes e, juntamente com nossa linha de CFTV, vamos ampliar cada vez mais esse portfólio e crescer nesse mercado de segurança eletrônica”.
Expectativas para 2025
Segundo Samuel Peres, os projetos de expansão para 2025 são os melhores possíveis. “Graças a Deus, a gente vem encerrando o ano de 2024 com grandes conquistas. Apesar de ser um período difícil, de muito trabalho, mas vamos atingir nossos objetivos tanto no mercado interno como no mercado externo. E a perspectiva continua sendo muito boa para o ano que vem – nós acreditamos no Brasil”.