Cidade Coração também é a 9ª melhor do estado de São Paulo, superando capitais como Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo
Pompeia, conhecida como a Cidade Coração, alcançou um marco histórico ao ser classificada como a 13ª melhor cidade do Brasil em qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS). O ranking, divulgado nesta quarta-feira (3), utiliza uma metodologia internacional desenvolvida por cientistas de Harvard e do MIT.
📲 *Participe do canal Fala Marília no WhatsApp:* https://whatsapp.com/channel/0029VaJYnfo5Ejy6xwaEJm2y
Os resultados de Pompeia são destacados tanto nacional quanto internacionalmente, fruto de investimentos em diversas áreas do município. A Cidade Coração obteve uma nota de 70,06 no IPS Brasil, ficando atrás apenas de Brasília (2º) e Goiânia (4º), mas superando Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e todas as outras capitais brasileiras.
No estado de São Paulo, Pompeia é a 9ª melhor cidade e lidera o ranking regional, com nenhuma outra cidade da região aparecendo entre as 20 melhores do país. A nota de Pompeia também é superior à média das cidades do estado, que é de 66,25, com uma diferença de 3,81 pontos.
O Índice de Progresso Social avaliou a qualidade de vida dos 5.568 municípios brasileiros utilizando indicadores variados de fontes oficiais e institutos de pesquisa, como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.
O estudo é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas (como saúde e alimentação), Fundamentos para o Bem-estar (incluindo áreas verdes, parques e praças) e Oportunidades (como acesso a programas de direitos humanos).
Cada dimensão possui quatro componentes que formam a média final do IPS. A seleção dos indicadores priorizou dados recentes, de boa qualidade e com produção anual.