Na última sexta-feira (17), o 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior liderou a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) em Tupã, com a participação da Polícia Civil, DETRAN e Corpo de Bombeiros.
A ODSI tem como objetivo principal combater a condução de veículos por motoristas sob influência de álcool e outras substâncias psicoativas, além de coibir outros delitos relacionados ao trânsito. Além disso, a ação busca promover a conscientização e educação dos condutores, visando a prevenção de acidentes no perímetro urbano.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A operação teve início às 20h e se estendeu até as primeiras horas do sábado (18), com pontos de fiscalização estratégicos nas avenidas Tamoios e Aimorés, importantes vias da cidade.
Durante a ação, foram realizados 859 pré-testes com etilômetro, resultando na fiscalização de 145 veículos e condutores, dos quais 114 eram motocicletas. Sete veículos foram recolhidos ao pátio, sendo seis motocicletas.
As infrações constatadas durante a operação resultaram na elaboração de diversos autos de infração, incluindo:
- 28 casos de recusa ao teste do etilômetro;
- 01 caso de embriaguez ao volante (crime);
- 03 casos de condutores alcoolizados (art. 165);
- 06 casos de licenciamento vencido;
- 06 casos de condução por não habilitados;
- 02 casos de veículos em mau estado de conservação;
- 01 caso de uso de capacete em desacordo com as normas.
Além disso, foram emitidas 34 autuações municipais por diversas infrações, como uso de celular durante a condução, transporte de crianças, não utilização do cinto de segurança e realização de retorno perigoso.
A Operação Direção Segura Integrada reforça o compromisso da Polícia Militar e seus parceiros com a segurança viária e a prevenção de acidentes, demonstrando a importância da integração de esforços para garantir um trânsito mais seguro para todos.