Resultado foi de 1,81% de alta; expansão foi impulsionada pelo desempenho do quarto trimestre, que registrou crescimento de 4,48%
O agronegócio brasileiro apresentou crescimento significativo em 2024, encerrando o ano com alta de 1,81% no Produto Interno Bruto (PIB) em comparação a 2023, atingindo R$ 2,72 trilhões, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Essa expansão foi impulsionada principalmente pelo desempenho do quarto trimestre, que registrou crescimento de 4,48%, revertendo o comportamento negativo observado até setembro. O setor representou 23,2% da economia brasileira em 2024.
O ramo pecuário foi o principal destaque desse avanço, com crescimento anual de 12,48%, impulsionado por fortes desempenhos nos segmentos de agrosserviços e agroindústria, registrando altas de 16,79% e 16,78%, respectivamente. Já o ramo agrícola apresentou retração de 2,19%, com queda generalizada em seus segmentos, destacando-se a redução nos insumos (-6,97%) e no setor primário (-3,54%).
No último trimestre de 2024, todos os elos da cadeia produtiva mostraram crescimento no ramo agrícola e pecuário. Esse movimento ajudou a aproximar o resultado final do ano à previsão de crescimento de até 2% feita pela CNA em dezembro de 2024.
Assim, o agronegócio consolidou sua relevância na economia brasileira, refletindo um desempenho marcado por resiliência e recuperação.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
The post PIB do agronegócio tem resultado positivo em 2024 puxado pela pecuária appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.