Banana prata teve a maior queda de preço e folhosas registram meses seguidos de desvalorização
A escassez de chuvas no estado de São Paulo manteve restrita a oferta de limão, resultando em um aumento mensal de 64,2% nos preços. Já o preço da mandioca raiz apresentou incremento de 20,3% em relação a setembro, embora ainda esteja 17,7% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Esses dados são do mais recente relatório de Acompanhamento dos Preços ao Produtor, do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea-Esalq/USP).
No mercado de boi gordo, a oferta restrita desde agosto impulsionou os preços. Em outubro, a alta foi de 18,1%, com aumento acumulado de 27,8% nos últimos 12 meses.
O relatório também destacou a forte queda nos preços da banana-prata, com redução de 35,9% ante setembro. Ainda, houve desvalorização nos preços das folhosas, afetadas por apagões e redução no abastecimento. A alface americana, por exemplo, sofreu redução de 9,8% nos preços de outubro, acumulando um recuo de 19,4% nos últimos 12 meses.
Para acessar o relatório completo, clique em Painel de Dados da Faesp.