Os empreendedores ou gestores de empresas se assemelham à um piloto comandante de avião, que é o responsável pela decolagem e pouso em segurança diariamente, sendo imprescindível ter um plano de voo e controles para garantir sua autonomia, principalmente do estoque, custos tributação, financeiros e fluxo de caixa, sempre em tempo real, para a tomada decisões com segurança para compra venda ou industrialização.
As informações exatas, antes de tudo dependem da logística e processos, estudados e estabelecidos com auxílio de um bom sistema de gestão, e até mesmo uma consultoria especializada e já conhecedora das regras do negócio.
A qualidade das informações e resultados é inversamente proporcional à tolerância ao desrespeitos pelos processos e regras estabelecidas, na atualidade quase totalmente digitais, e com enorme velocidade. Tais controles se tornam mais difíceis nas empresas em estágios iniciais, e em grande parte empresas familiares, onde a tolerância aos processos e logística, prejudicam a qualidade das informações e em muitos casos provocando a mortalidade empresarial, não por falta de competência operacional do negócio na atividade, mas por falta de cuidado com os números.
Simples perguntas, que geram decisões, como:
- Quanto custa o produto?
- Quanto tem no Estoque?
- Quanto foi a lucratividade?
Simples hábitos, que trazem segurança, hoje até no celular, com APPs, permitem visualizações dos números e resultados em tempo real, com alertas de limites, metas, DRE, gráficos,
Jose Luis Leite – Adm de empresas, Gestor, e diretor fundador MERCOSISTEM Sistemas ERP e Consultoria para Gestão Empresarial desde 2001
Fone: (14) 3402.8484
Site: www.mercosistem.com.br