Em agosto, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) completa 18 anos. Para marcar essa data, foi lançada hoje, dia 7, a Operação Shamar em todos os Estados da Federação, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e igualitário para todas as mulheres

A operação foca no cumprimento de mandados de prisão e, no município de Marília, está sendo conduzida em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, sob a coordenação da Major PM Meire Andréa de Moraes, Comandante Interina do 9º BPM/I, e a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), sob a coordenação da Delegada Dra. Darlene Rocha Costa. A ação conta ainda com o apoio da equipe do Águia, da Base de Aviação da Polícia Militar de Bauru.

📲 *Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A Delegada Dra. Darlene destacou que hoje é um “Dia D” simbólico, que visa chamar a atenção da sociedade para a violência contra a mulher e ressaltar que a denúncia é o melhor caminho. Segundo ela, a “Operação Shamar”, realizada em conjunto com a Polícia Militar, reforça a importância de unir forças para ajudar mulheres em situações de violência.

A Major PM Andréa ressaltou que as mulheres devem estar atentas aos tipos de violência abrangidos pela Lei Maria da Penha, reconhecendo os sinais e buscando ajuda por meio dos serviços de acolhimento disponíveis nos municípios, bem como junto à Polícia Civil e Militar. Nos casos em que já há uma medida protetiva em vigor, o aplicativo “SOS Mulher” também está disponível.

O “SOS Mulher” é um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis que oferece apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo solicitar ajuda em caso de perigo. Este recurso é uma ferramenta poderosa no combate às várias formas de violência contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha. O aplicativo pode ser encontrado nas lojas de aplicativos ou pelo site sosmulher.sp.gov.br, sendo gratuito e disponível para Android e iOS. Violência doméstica não é normal. Se você estiver em situação de risco, peça ajuda com apenas um toque.

Em Marília, também existe um termo de cooperação entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal para o atendimento socioassistencial de mulheres vítimas de violência doméstica, denominado Boletim de Ocorrência Social.

4o

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *