A Prefeitura de Marília – por meio das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente e Serviços Públicos – deu início nesta segunda-feira (24), a Operação Cata-Treco no Bairro Toffoli, na zona Sul da cidade. Os trabalhos nesta região do município vão se estender até terça-feira (25).
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A operação tem por objetivo manter a cidade limpa e diminuir os casos de doenças transmissíveis, com o recolhimento de materiais inservíveis, como móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, vasos e outros materiais sem utilização – a operação não recolhe restos de material de construção e de poda de árvores, bem como lixo orgânico.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, o recolhimento dos inservíveis acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. “A gente sempre pede que os moradores coloquem esses materiais na calçada com um pouco de antecedência. Desta forma, o trabalho é agilizado e conseguimos atender mais locais”, afirma o secretário.
Lançada pelo prefeito Vinicius Camarinha no dia 13 de janeiro, o Cata-Treco chegou à zona Sul pelo bairro Costa e Silva. Antes, o serviço já havia sido realizado nos bairros Maria Izabel e Cascata (zona leste); Aniz Badra, JK e Jânio Quadros (zona norte), sendo que mais de 60 toneladas de inservíveis já foram recolhidas pelas equipes de trabalho.
Segundo o cronograma da operação Cata-Treco, nos próximos dias, o trabalho estará concentrado em bairros da zona Sul. O recolhimento na Vila Real acontecerá dias 26 e 27 (quarta e quinta-feira), sendo que na sexta-feira (28) haverá o trabalho de rescaldo no Toffoli.
“A colaboração da população tem sido essencial para o sucesso das nossas ações. É preciso ocorrer um trabalho em conjunto na prevenção ao Aedes aegypti, com os moradores fazendo a sua parte, que é cuidar dos quintais, eliminando todo recipiente que acumule água. Além do Cata-Treco, estamos com as nebulizações e bloqueios por toda a cidade, e também com a instalação das EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicida) na zona Sul”, destaca Paloma Libanio, secretaria municipal da Saúde.