Em Ribeirão Preto, superintendente Estanislau Steck falou de sua familiaridade com o tema e destacou que pretende fazer uma gestão próxima dos produtores paulistas

O novo superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Estado de São Paulo, Estanislau Steck, participou da cerimônia de abertura do 22º Congresso da Associação Paulista de Avicultura (APA) em Ribeirão Preto, na terça-feira (25). Em seu primeiro grande evento à frente da instituição, ele destacou sua familiaridade com o tema e sua disposição em realizar uma gestão próxima dos produtores rurais.

Estanislau Steck participou da abertura do maior congresso da APA em 22 anos (Fotos: Ana Maio/SFA-SP)

Ex-prefeito de Louveira, Estanislau assumiu a superintendência em São Paulo no dia 5 de março, cargo que era ocupado interinamente pelo auditor fiscal Fabio Paarmann desde julho de 2024. O superintendente contou que sua família atuou no ramo de avicultura, sendo sócia do Frigorífico Soberbo, em Louveira, que já encerrou as atividades. “Foi o primeiro frigorífico a exportar aves para os Emirados Árabes e Arábia Saudita”, lembra Estanislau.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O congresso reuniu cerca de 900 participantes no Ribeirão Shopping. Só o curso de Guia de Trânsito Animal (GTA) contou com 200 inscritos. Segundo a organização do evento, foi o maior congresso de ovos já realizado nos últimos 22 anos pela APA.

A palestra de abertura foi do ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera. Ele relatou diversas situações em que notou a valorização de produtores rurais ao redor do mundo. Supermercados e lojas de fast food na Europa anunciam as parcerias com produtores como forma de valorizar os itens vendidos.

“No Brasil comunicamos mal as conquistas do agro”, afirmou, ao comparar os investimentos em logística do Brasil com outros países. Segundo Cabrera, os Estados Unidos contam com uma malha ferroviária de 293 mil quilômetros, a China com 141 mil, a Índia com 108 mil, a Rússia com 86 mil e o Canadá com 77 mil. Boa parte construída no século 19. “No Brasil temos 30 mil quilômetros”, afirmou.

O presidente da APA, Érico Pozzer, reforçou a importância da comunicação com o consumidor final e a necessidade de fortalecer a biosseguridade contra a Influenza Aviária. O Congresso da APA terminou na manhã desta quinta-feira (27).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *