Saiba o que de mais importante aconteceu no mundo da IA

Hora de mais um Papo Bon sobre IA! Obrigado por estar aqui. Neste artigo escrevo sobre as principais novidades da inteligência artificial desta semana. O mercado está fervendo, com bilhões de dólares movimentando empresas e grandes mudanças chegando.

Elon Musk quer assumir o controle da OpenAIElon Musk voltou a surpreender o mundo ao fazer uma proposta impressionante de US$ 97,4 bilhões para adquirir a OpenAI. Vale lembrar que ele foi um dos fundadores da empresa.No entanto, Sam Altman, CEO da OpenAI, recusou rapidamente a oferta: “Não, obrigado”.

Durante um evento em Paris, no dia 11 de fevereiro, Altman comentou sobre a proposta de Musk de forma direta: “Gostaria que ele simplesmente competisse construindo um produto melhor”, afirmou em entrevista à Bloomberg TV.

Adeus, modelo o3! Vem aí o GPT-5A

OpenAI decidiu cancelar o lançamento do modelo o3 para concentrar seus esforços totalmente no desenvolvimento do GPT-5. A empresa quer priorizar avanços mais significativos na capacidade de compreensão e geração de texto.

O que podemos esperar?

Modelos ainda mais inteligentes, respostas mais precisas e um impacto cada vez maior nos negócios e no dia a dia.Microsoft paga autores para treinar IAA Microsoft busca mais qualidade nos dados utilizados no treinamento de seus modelos de IA.Para isso, está oferecendo US$ 5 mil a autores que permitirem o uso de seus livros no aperfeiçoamento da inteligência artificial.Essa estratégia pode tornar as IAs mais naturais e humanizadas, mas também levanta questões sobre direitos autorais e os impactos para escritores.

Muitos profissionais podem ver nisso uma oportunidade, enquanto outros podem temer as consequências dessa parceria.Falsificação digital: inundação na Disney?

Mais um alerta sobre fake news geradas por IA: imagens falsas de inundações no Disney World, supostamente causadas pelo furacão Milton, viralizaram nas redes sociais.

Especialistas confirmaram que essas fotos foram criadas por inteligência artificial, reforçando a preocupação com o potencial da IA na disseminação de desinformação.

Para nós, simples mortais, o grande desafio agora é diferenciar o que é real do que é gerado artificialmente, algo cada vez mais difícil com o avanço da tecnologia.Semana que vem tem mais.

Até lá!

P.S.: Papo Bon, com “n”, é uma referência ao sobrenome Bonassa.Fábio Bonassa é radialista e jornalista (MTb 81674/SP) e escreve sobre IA e tecnologia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *