A batalha contra a dengue em Marília alcançou um novo marco com o início da nebulização, uma estratégia vital para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura Municipal de Marília, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, deu início à nebulização utilizando o veículo equipado com o sistema de nebulização (NAV), na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, às 19h30.

A primeira área a ser atendida compreende o bairro Prolongamento Palmital, Jardim Lavínia e Castelo Branco, todos localizados na zona Norte da cidade. Esta iniciativa é parte de um esforço conjunto, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, para conter a propagação da dengue na região.

Na sequência, a nebulização será estendida para a área verde, na quinta-feira, dia 22, a partir das 19h30, contemplando o bairro Jânio Quadros, Aniz Badra e Jardim Sasazaki. Já na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, será a vez dos bairros após a rua José Alves Petito, como César de Almeida e Alcir Raineri, receberem o serviço, também às 19h30.

É importante ressaltar que a nebulização pode ser adiada em caso de chuva ou vento, pois essas condições climáticas afetam a eficácia do produto utilizado contra o mosquito Aedes aegypti.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Este esforço coordenado faz parte das ações delineadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, estabelecido pelo prefeito Daniel Alonso. Desde sua instituição, o comitê tem se reunido semanalmente para avaliar a evolução da dengue na cidade e definir estratégias para o controle do mosquito Aedes.

O comitê é composto por uma equipe multidisciplinar de diversas secretarias, autarquias e órgãos municipais, incluindo profissionais da Vigilância Epidemiológica, Zoonoses, Vigilância Sanitária, Programa Estratégia Saúde da Família, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e outros.

Além da nebulização, o comitê também coordena os esforços para atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19 e realiza trabalhos de limpeza na cidade para eliminar possíveis focos do vetor. Nesta quinta-feira, equipes estão realizando a remoção de resíduos descartados irregularmente nas ruas Almirante Tamandaré e Dom Pedro, no bairro Alto Cafezal, zona Oeste da cidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *