Força-tarefa da Saúde e Unimar mobiliza 80 pessoas em ação no Santa Antonieta II/Liliana e consegue vistoriar mais da metade das residências
A luta pela saúde da população ganhou mais um importante capítulo no último sábado (17), com a grande ação de BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros) e remoção manual de focos do mosquito da dengue na região da USF Santa Antonieta II/Liliana.

Realizada pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Universidade de Marília (Unimar), a iniciativa contou com a participação de agentes de saúde e alunos do curso de Medicina Veterinária e alcançou 1.841 imóveis.

Do total de casas visitadas, 953 estavam abertas e puderam ser vistoriadas, representando 51,77%. Em 888 imóveis (48,23%) o acesso não foi possível.
As equipes atuaram de forma intensa, identificando e eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação envolveu cerca de 80 pessoas, entre agentes de controle de endemias, comunitários de saúde, supervisores, motoristas e alunos da disciplina de Zoonoses.

Esta foi a segunda semana consecutiva do mutirão, que já havia passado pela região da UBS Chico Mendes, nos bairros Firenze e Vila Maria.
“Conseguimos ampliar em 10% o número de casas visitadas em relação à semana anterior, o que mostra o comprometimento da equipe e o apoio da população. Agradecemos aos moradores que abriram suas portas e à Unimar por mais uma parceria fundamental no combate à dengue. Vamos continuar firmes e reforçamos o pedido para que cada família faça sua parte, vistoriando o quintal ao menos uma vez por semana”, destacou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Também acompanharam a ação a superintendente de gestão da Saúde, Roberta Cardozo Flores; a supervisora da Divisão de Zoonoses, Adriana Antônia Dadalto Mariano; os supervisores de saúde Meire Elen, João Antônio, Dulcineia, João Felipe e Valdeir; e a professora Laine Andreotti, responsável pela disciplina de Zoonoses da Unimar.
“Cuidar da saúde é um compromisso de todos. A prevenção é o caminho mais eficaz para proteger vidas”.