Ação faz parte do setembro Verde e visa à inclusão e acessibilidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já são 70 mil emissões no Estado de São Paulo.
Durante o Setembro Verde, mês de conscientização e inclusão das pessoas com deficiência, a Prefeitura de Vera Cruz confirmou a emissão de quase 40 Carteiras Municipais de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMipTEA). Desde a regulamentação da Lei Municipal 3.209, de março de 2022, o município já distribuiu 37 carteiras que garantem maior acessibilidade a pessoas com TEA.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O documento, que já alcançou a marca de 70 mil emissões em todo o Estado de São Paulo, facilita a identificação de pessoas com TEA em serviços públicos e privados, permitindo um atendimento mais adequado às suas necessidades. A iniciativa reflete o trabalho conjunto entre o Executivo e o Legislativo de Vera Cruz e o empenho das Diretorias de Educação, Saúde e Promoção Social.
Além da expedição gratuita da CMipTEA, a Diretoria Municipal de Educação implementou outras ações inclusivas, como o Programa Bolsa Cuidador, que oferece acompanhamento diferenciado a alunos da rede municipal com TEA e outras deficiências. Outra medida importante foi a contratação, em setembro de 2023, de uma equipe multiprofissional para apoiar esses alunos no desenvolvimento de suas habilidades.
Como solicitar a CMipTEA
A carteira é emitida em formato impresso e pode ser solicitada na Diretoria Municipal de Educação. O prazo máximo para emissão é de 30 dias a partir da solicitação. Para maiores informações, a equipe pode ser contatada pelo telefone (14) 3492.3300.