O marketing vem assumindo um papel importante na sociedade, tanto para as organizações como estratégias de vendas, posicionamento e relevância da marca perante o mercado, como para os consumidores, que conseguem avaliar em um aspecto mais crítico o papel que as empresas têm feito em relação a preocupação com a sustentabilidade. Isso, devido ao elevado aumento do consumo e o impulsionamento dos meios digitais de vendas, embalagens e demais resíduos também aumentam e precisam ser corretamente descartados.

Como estratégia competitiva, as empresas podem influenciar a sustentabilidade através da criação da entrega de um marketing mix sustentável, ou seja voltado para os três pilares da sustentabilidade como a economia, o ambiente (planeta) e a sociedade.

O marketing sustentável se apresenta cada vez mais como uma ferramenta influenciadora voltada e moldada pela consciencialização das pessoas em relação aos pilares da sustentabilidade, ou seja, quanto maior a cultura do mercado em que esta organização está inserida para os produtos e práticas sustentáveis, maior será o papel do marketing de sustentabilidade como agenciador e ferramenta para a sustentabilidade. Desta forma, a empresa ou startup precisa desenvolver muito bem um estudo de mercado para avaliar criteriosamente qual é o seu público e se esta marketshare será adepto as práticas de sustentabilidade da empresa como diferencial competitivo.

Um exemplo da boa prática de marketing sustentável é a ECO (ecowaters.pt), que criou uma solução inovadora que permite aos seus consumidores o acesso a água filtrada através de garrafas reutilizadas. A água tem origem na rede pública, sendo filtrada, possibilitando aos consumidores uma melhor experiencia e água livre de impurezas ou resíduos. 
 
Ronaldo Arruda
Formado em Administração de Empresas pelo Univem, com MBA em Logística pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Marketing pela Universidade de Coimbra em Portugal. Já atuou nas áreas Comercial, Compras, Logística do ramo Industrial, MarketPlace e como professor no Ensino Superior.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *