Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Setor que mais abriu vagas de trabalho foi o de serviços, seguido da indústria e construção civil A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico comemoram o aquecimento da economia no Município, que no primeiro trimestre de 2024 se refletiu no aumento do número de vagas de trabalho com carteira assinada em todos os setores econômicos.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
No acumulado de três meses na cidade contratou 9.667 funcionários e demitiu 8.432 deles, totalizando um saldo positivo de 1.235 empregos. O destaque foi para o setor de serviços, que admitiu 4.484 e desligou 3.907, resultando em 577 novos empregos. Em segundo lugar foi o setor da indústria, que contratou 1.699 e demitiu 1.332, ampliando em 367 as vagas. Em terceiro vem a construção civil, que permitiu 837 e demitiu 645, ampliando em 192 o número de vagas. O comércio contratou 2.544 e desligou 2.451, aumentando em 93 as vagas. O setor agropecuário se manteve, contratou 103 e demitiu 97, aumentando em 6 vagas.
O aumento no número de vagas aponta saldo positivo todos os meses. Em janeiro o saldo positivo foi de 515 novas vagas. Em fevereiro o saldo positivo foi de 372 novas vagas e em março o saldo foi de 348 novas vagas. Para o secretário municipal, Nelson Mora, a rotatividade do emprego é uma constante, mas além da troca tem a readequação dos atendimentos, o que acaba gerando mais opções de vagas.
“Os empresários estão buscando a economia ganhando fôlego e estão contratando mais para acompanhar o crescimento”, disse. O prefeito Daniel Alonso destacou a importância do papel do fomento e do apoio ao trabalhador. “Por isso temos um Posto de Atendimento ao Trabalhador, o PAT, que agora está em novo endereço, no Ganha Tempo, para facilitar e melhorar o atendimento. Também promovemos uma Feira da Empregabilidade para aproximar o trabalhador das empresas”, afirmou.