Presidentes e executivos de 17 associações comerciais do interior paulista participam, em Marília, de uma imersão em gestão estratégica promovida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O encontro, que acontece no Hotel Sun Valley entre os dias 27 e 29 de maio, integra o projeto “Melhoria da Representatividade do Empreender”, voltado a fortalecer o associativismo em todo o país.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, vice-presidente da Facesp e conselheiro da CACB, participou da abertura dos treinamentos em Marília

A iniciativa é voltada a dirigentes de associações comerciais de micro e pequeno portes, reunindo representantes das Regiões Administrativas da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) de Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente e São Carlos.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Durante os três dias, os participantes recebem capacitação intensiva em temas como gestão estratégica, pilares organizacionais, melhoria da representatividade das micro e pequenas empresas (MPEs) e parcerias institucionais, com destaque para a atuação conjunta com o Sebrae.

“Esta é uma oportunidade importante para fortalecer a atuação das associações comerciais por meio da qualificação de seus líderes. A programação contempla desde a construção de estratégias de gestão até ações práticas de impacto local”, destacou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, vice-presidente da Facesp na região de Marília e conselheiro da CACB.

Segundo ele, os dois primeiros dias são voltados principalmente aos presidentes das entidades, enquanto o encerramento da programação, na quinta-feira (29), é direcionado aos diretores executivos. “Estamos focados em preparar essas lideranças para enfrentar os desafios atuais com visão estratégica e integração institucional”, completou.

O programa da CACB, desenvolvido em parceria com o Sebrae, visa atender cerca de 400 associações comerciais em todo o Brasil. Entre os resultados esperados estão a melhoria do desempenho organizacional, o fortalecimento das lideranças locais, o avanço em inovação e tecnologia, a ampliação de serviços sustentáveis e a presença ativa das entidades em fóruns e conselhos municipais.

A próxima etapa do projeto está prevista para o mês de julho, na cidade de Campinas, reunindo uma nova turma de dirigentes das associações comerciais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *