A Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveram nos dias 2 e 6 de maio de 2024, a primeira formação do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’, direcionada aos 147 professores alfabetizadores que atuam em turmas de 1º e 2º ano e aos 33 professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Marília.

Evento acontecerá nos dias 2 e 6 de maio de 2024

O Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’ é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime SP), no âmbito do regime de colaboração com o Governo Federal pelo Programa ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’.

📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O objetivo do programa é proporcionar momentos de formação continuada aos professores alfabetizadores, visando consequentemente implementar a melhoria da qualidade da educação básica pública e garantir a alfabetização dos estudantes na idade certa.

O ‘Alfabetiza Juntos’ tem a periodicidade de sete encontros mensais. No módulo 1, o tema abordado ‘Ser alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar’ objetiva proporcionar aos cursistas reflexões com pensamento crítico sobre o papel do docente alfabetizador nas abordagens e direcionamentos das práticas, contribuindo assim para o desenvolvimento integral do estudante e promovendo fluência na leitura e na escrita com autonomia.

O ‘Alfabetiza Juntos’ tem a periodicidade de sete encontros mensais

No Município de Marília, o 1º encontro ocorreu em 2 de maio de 2024 para os professores alfabetizadores durante o Horário de Estudos Coletivos (HEC) da semana, sendo reapresentado em 6 de maio de 2024 para os coordenadores pedagógicos na reunião quinzenal programada, os quais terão a incumbência de multiplicar na escola os futuros estudos realizados.

O encontro formativo representa uma iniciativa fundamental para fortalecer e aprimorar as práticas educacionais voltadas para a alfabetização, visando promover a apropriação do sistema de escrita alfabético dos alunos e o pleno desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita.

“Esta é uma ação que faz parte de um calendário composto por sete módulos de estudo, sendo um encontro formativo oferecido mensalmente até dezembro com práticas alfabetizadoras exitosas que agregarão positivamente à rotina didática dos professores alfabetizadores das escolas municipais”, pontuou o secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi.

Marília é uma cidade reconhecida como uma das mais avançadas em índices educacionais, tanto que foi reconhecida em fevereiro deste ano como um dos melhores municípios do Estado de São Paulo no processo de alfabetização.

O reconhecimento do governo estadual veio através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que estabeleceu as metas da Avaliação de Fluência Leitora em 2023. “Continuamos imensamente orgulhosos pela nossa querida cidade de Marília ter sido reconhecida com o prêmio de Município Destaque em Fluência Leitora no Estado de São Paulo”, destacou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *