Projeto contará com robótica e impressora 3D
A Prefeitura Municipal de Marília apresentou nesta terça-feira (18) o programa “Escola Empreendedora”, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP). O evento ocorreu no auditório do gabinete da Prefeitura com a presença de autoridades e educadores.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O programa tem o objetivo de desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores entre os alunos do ensino fundamental de forma lúdica. A iniciativa busca incentivar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade, proporcionando o desenvolvimento de ações dentro das unidades escolares.
O diretor-técnico do Sebrae, Marco Vinholi, destacou que a atividade do empreendedorismo, ensinada em diversas universidades ao redor do mundo, será aplicada no projeto para preparar os alunos para desafios futuros.
“Os professores serão qualificados para isso, e os resultados poderão ser observados a longo prazo”, afirmou.
Para os primeiros anos do ensino fundamental, será oferecido o curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), que fomenta a educação e a cultura empreendedora. O programa apresenta práticas de aprendizagem que estimulam a autonomia do aluno, favorecendo o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para sua formação. Os professores da rede municipal de ensino passarão por capacitação em um curso de 45 horas de duração.
Segundo a secretária municipal da Educação, Cilmara Carreiro, os alunos receberão conteúdos de empreendedorismo que poderão ser aplicados ao longo da vida, inclusive em suas famílias.
Durante o evento, Vinholi anunciou a implantação do projeto “Semente de Ideias”, que prevê a criação de uma sala maker equipada com tecnologia avançada, incluindo robótica e impressoras 3D. O objetivo é preparar os alunos para o futuro, proporcionando oportunidades de formação profissional e desenvolvimento de novas formas de produção.
A cerimônia contou com a presença de educadores e representantes do poder público, incluindo os vereadores Danilo Bigeschi (presidente da Câmara), Marcos Custódio, Wilson Damasceno, Fabiana Camarinha e João do Bar.