O recente balanço do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho, revelou um novo saldo positivo na geração de empregos em Marília, evidenciando o contínuo crescimento econômico da região.
De acordo com os dados governamentais, foram criados 366 novos empregos formais no mês de fevereiro, com as admissões superando as demissões pelo segundo mês consecutivo.
Segundo o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, o acumulado do ano até o momento registra um saldo positivo de 877 novos empregos.
Ele ressaltou que o mês de fevereiro, com seu saldo positivo, “reflete a robustez e o crescimento contínuo da economia local, seguindo a tendência observada em janeiro, quando foram gerados 511 empregos”.
Em fevereiro, as empresas de Marília contrataram 3.117 pessoas e demitiram 2.811, resultando no saldo de 366 novos postos de trabalho. Mora destacou que nos dois primeiros meses do ano foram realizadas 4.687 contratações, gerando um saldo positivo de 877 novos empregos em 2023.
O prefeito de Marília, Daniel Alonso, enfatizou que o setor de serviços tem sido o grande destaque da cidade, representando a maioria das novas empresas abertas e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.
Segundo os dados do CAGED, o setor de serviços contratou 1.503 pessoas com carteira assinada e demitiu 1.335 em fevereiro, resultando em um saldo positivo de 168 empregos. Além disso, a indústria também teve um desempenho notável, com um saldo de 73 novos empregos, fruto de 517 contratações e 444 demissões.
“O cenário positivo reflete os esforços conjuntos do setor público e privado em promover um ambiente propício para o crescimento econômico e a geração de empregos em Marília”.
“O forte desempenho dos setores de serviços, construção civil e indústria demonstra a resiliência e o potencial da economia local, proporcionando oportunidades de emprego e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, disse Alonso.
ÍNDICE CAGED
O Índice CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) é uma ferramenta estatística do Ministério da Economia do Brasil que registra as movimentações do mercado de trabalho formal.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Ele acompanha as admissões e demissões de trabalhadores com carteira assinada, fornecendo informações sobre o saldo de empregos, setores que mais contrataram e demitiram, regiões com maior variação no emprego, entre outros dados relevantes para análise da situação do mercado de trabalho no país.
O CAGED é calculado mensalmente e tem como objetivo monitorar a evolução do emprego, auxiliando na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões econômicas.