Dados são referentes ao mesmo período de 2023. Vacina é uma dos principais formas de prevenção

Autoridades de saúde de Marília (SP) estão preocupadas com o número de casos de meningite esse ano. No período de janeiro até outubro, os casos aumentaram em 40%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

De 22 casos registrados de janeiro a outubro de 2023 saltou para 31 confirmações no mesmo período deste ano. Nesse mesmo período foi registrada 1 morte no ano passado e 2 mortes em 2024.

Uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, a meningite é considerada uma doença endêmica no Brasil.

Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

O diagnóstico da doença é feito por meio da coleta de amostra de sangue e do líquido cefalorraquidiano (líquor).

A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as mais comuns e que causam mais preocupação pelo risco de surto.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

Vacinação

A prevenção mais efetiva são as vacinas, elas são a prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do programa nacional de imunização são:

  • Vacina Meningocócica C (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Vacina Pneumocócica 10-Valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • Meningocócica C (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Meningocócica ACWY (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.

Matéria: g1 Bauru

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *