A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em parceria com a empresa BG Zangrossi, autorizou a realização de 70 castrações mensais de cães e gatos. A ação conta com o apoio de ONGs e protetores independentes da causa animal.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
De acordo com o secretário Mário Rui Moura de Andrade, a iniciativa visa fortalecer o controle populacional de animais em situação de rua e sob cuidados de protetores e entidades, promovendo saúde pública e bem-estar animal. Uma reunião foi realizada para organização e distribuição das senhas entre as instituições cadastradas.
“O trabalho já terá início na próxima segunda-feira (12), com o objetivo de atender tanto os animais acolhidos quanto aqueles sem tutor”, afirmou Mário de Andrade.
A médica veterinária Michele Alves, superintendente da causa animal da Secretaria, explicou que além dos 70 procedimentos regulares, haverá castração emergencial de 22 cães abandonados em uma área de pasto, que serão resgatados e encaminhados ao tratamento adequado. A prioridade será para fêmeas, a fim de conter a reprodução descontrolada.
O foco das ações são áreas com alta concentração de animais, como terrenos baldios e bueiros. As fichas foram distribuídas entre ONGs devidamente registradas, que poderão repassá-las a outras protetoras, ampliando o alcance da ação.
A iniciativa faz parte de uma política pública contínua de cuidado com os animais, com o objetivo de promover equilíbrio ambiental e qualidade de vida para os animais e para a população.