A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social inauguraram nesta terça-feira, dia 30 de abril de 2024, o Banco Municipal de Alimentos ‘Geralda de Souza’, localizado na rua Catanduva, nº 611. O objetivo desta iniciativa é ampliar a segurança alimentar da população mariliense e combater a fome entre as famílias em vulnerabilidade social.
O programa começou atendendo 30 famílias e 20 instituições beneficentes. Elas receberão um kit três vezes por semana, contendo frutas, vegetais e proteínas, totalizando seis quilos de alimentos.
Na solenidade de inauguração, o vice-prefeito Cícero da Silva, conhecido como Cícero do Ceasa (PL), representou o prefeito Daniel Alonso (PL).
“O apoio alimentar para as famílias carentes sempre foi uma preocupação minha, desde que idealizei e promovi a horta do Ceasa, para ajudar a comunidade do entorno do entreposto”, disse o vice-prefeito.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Clóvis Augusto de Mello, ressaltou que esta é apenas uma primeira etapa, com muitas parcerias ainda a serem firmadas. Ele relembrou seu envolvimento anterior com o programa e afirmou: “Iremos reestruturar e ampliar ainda mais”.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A inauguração também contou com a presença da ex-secretária de Assistência, atual secretária de Direitos Humanos, Wania Lombardi, que iniciou as primeiras ações relativas à segurança alimentar e nutricional. Ela expressou otimismo: “Eu sei da luta que foi para chegarmos até aqui e como sou otimista, sempre vejo o copo meio cheio, temos muito o que comemorar e continuar a avançar no combate à fome em Marília”.
Os alimentos são recebidos dos parceiros, como os supermercados Amigão e a unidade Aquarius da rede Confiança Supermercados, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília. No Banco Municipal de Alimentos, eles são selecionados e higienizados para serem posteriormente acondicionados na montagem dos kits. Somente pessoas ou famílias que já estão no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, podem participar do programa municipal.